Investimento de mais de R$ 5 milhões visa a reformulação de calçadas, paisagismo, mobiliário, dentre outros

A Via Gastronômica, de Bento Gonçalves, será reestruturada em novo projeto da Prefeitura. A ordem de início das obras foi assinada nesta quinta-feira, 2 de junho, e terá início ainda na próxima segunda-feira, 6. Por conta disso, o trânsito na região sofrerá alterações. O valor do investimento será de R$ 5.087.432,71 e terá a Cerâmica Taquari como responsável. O projeto foi idealizado ainda em 2006, arquitetado com o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), e pretende ser feito em etapas, com início na quadra da Praça Achyles Mincarone.

A obra irá realizar a pavimentação de vias paralelas, tirando o fluxo de caminhões da via principal, conceber uma nova tubulação da rede de esgoto, realocar containers de lixo e acrescentar lâmpadas de led.

Conforme a diretora adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer, ainda serão incrementados a drenagem e paginação de piso nas calçadas, mobiliário e paisagismo. “Fizemos uma reunião prévia com os empreendedores e com as concessionárias, Corsan e RGE, para alinhar todo o início da obra. A ideia é ir quadra por quadra deixando sempre meia pista livre para o trânsito fluir”, comenta. Ademais, em virtude das intervenções, serão plantadas 133 novas árvores, após reunião com o Conselho Municipal de Arborização.

A Via Gastrô

O local possui mais de 40 empresas ligadas ao comércio e mais 50 do setor de gastronomia, além das ambientações do Museu do Imigrante, Fundação Casa das Artes, Rua coberta e demais hotéis e pousadas da região. “Estou emocionada com essa obra que é um grande ganho para cidade. É qualidade para nós, para quem visita a cidade” comemora a diretora do SEGH, Márcia Ferronato.

Na ocasião, também foi apresentada a nova sexta rota turística da cidade, a “Via Gastrô”, resultado de uma ação entre empreendedores locais com o SEGH. Além da confirmação do tradicional Jantar Sob as Estrelas, com data de 11 de fevereiro de 2023.

Ressaltando que as intervenções tem início na próxima semana, podendo haver interrupções no trânsito e alterações no cronograma devido às condições climáticas.