Inicia o plantio para produção em espaldeiras nas propriedades inscritas do município

Na última semana, iniciou-se o plantio para produção de uvas em espaldeiras nas propriedades do município, inscritas no projeto apresentado, há alguns meses, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) em parceria com a EMATER, Embrapa e IFRS-RS.

Atualmente, 24 agricultores fazem parte da ação que serve como incentivo ao meio rural, auxiliando na produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras. Segundo o tecnólogo em alimentos e extensionista rural da Emater/Ascar RS, Neiton Bittencourt Perufo, o aumento da área de expansão dessas frutas e a diversificação do sistema de produção é um dos objetivos desse incentivo. “Além de estar em foco a preservação e manutenção da paisagem enoturística, assim como seu envolvimento com a sociedade. Aumento dos vinhos de qualidade superior, da comercialização através da busca de novos mercados e da renda familiar, melhoria do bem estar social e no desenvolvimento sustentável das propriedades”, declara.

O projeto tem subsídio de 50% do valor de aquisição das mudas viníferas para o plantio de um hectare por ano na propriedade de cada inscrito. “Também terão até 30 horas de trabalho das máquinas de forma gratuita, realizando ajustes da área e patamares, se necessário. Além disso, para os participantes serão subsidiadas no máximo duas mil mudas com esse desconto, que deverão ser adquiridas de acordo com as normas da Embrapa”, afirma.

Autoridades estiveram visitando algumas propriedades que já iniciaram o cultivo das mudas. O secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, esteve presente e elogiou a ação. “É uma sensação maravilhosa ver esse projeto ganhar força através dessas primeiras mudas em espaldeiras que já estão na terra, prontas para crescer fortes e num futuro próximo nos agraciar com excelentes vinhos”, ressalta.

Para o prefeito Diogo Siqueira, esse é mais um dos projetos que a prefeitura tem, em parceria com os produtores rurais, que incentiva a melhoria na qualidade da uva, estimulando e ampliando a produção de frutas de alta qualidade. “Esse é o grande objetivo desse projeto pioneiro de incremento a produção em espaldeiras aqui no município, e que vai referenciar ainda mais Bento Gonçalves como a Capital Brasileira
do Vinho”, destaca.

Dentre os inscritos, sete produtores aguardam serem aprovados na Emater e 12 estão no cronograma para serem atendidos com as máquinas. “Aos que ainda não se inscreveram, é só comparecer na Secretaria da Agricultura do município com os documentos pessoais e das terras, cadastro ambiental rural e outras certidões negativas de débito. Após, a Emater elabora o projeto de viabilidade da instalação deste vinhedo no local e o mapa onde será construído, depois passa ao Conselho Municipal de Agricultura para aprovação e retorna para a secretaria para ser dado os próximos passos”, informa Perufo.

Foto: Rodrigo de Marco