Segundo a meteorologia, sexta-feira deve ser o dia mais frio da semana, com mínima de -2ºC e probabilidade de neve

Depois de um veranico em julho, o mês de agosto vem se mostrando como um típico inverno gaúcho, com períodos de chuva e frio. Nesta semana, o clima não será diferente, e uma nova frente fria está prevista para chegar ao estado, trazendo temperaturas negativas, após períodos de intensas chuvas nos dias seguintes.

Em Bento Gonçalves, a madrugada de domingo para segunda teve bastante presença de pancadas de chuva, entretanto, durante a manhã, o tempo estabilizou. A expectativa, de acordo com a meteorologia, é de que as precipitações retornem ao longo da tarde, acompanhadas de ventos que podem chegar aos 15 km/h. A instabilidade segue até a noite.

Na terça, quarta e quinta, as chuvas continuam sobre Bento e grande parte do Rio Grande do Sul. A precipitação ocorrerá em momentos isolados, com grandes acumulados. Por conta do fenômeno sobre o estado, a temperatura irá, aos poucos, diminuindo, conforme aponta o The Weather Channel. Até a quinta, a máxima ficará nos 11ºC, com mínimas que podem chegar a 0ºC, conforme anoitece e as quedas d’água cessam.

Frente fria e neve

Segundo o Climatempo, da StormGeo Company, as chuvas do começo da semana são resultadas de uma frente fria que derrubou a massa de ar quente que estava sobre o sul do Brasil, em julho. Agora, até quarta-feira, uma nova frente gelada chega ao estado, derrubando as mínimas para situações de extremo frio.

Na Capital Nacional do Vinho, as mínimas para sexta-feira ficam em torno de -2ºC, com sensação ainda abaixo, por conta dos ventos. Meteorologistas do Climatempo preveem que esse clima gelado, aliado a massa de ar polar da região, aumenta as chances de neve.

Climatempo

Vários modelos de previsão específica para precipitação de inverno indicam a ocorrência do fenômeno para os dias 18 e-ou 19 de agosto de 2022. Ainda há muita variação e indefinição sobre as áreas onde poderá nevar, mas há uma chance relativamente alta de que, desta vez, possa nevar não só nas regiões de maior altitude das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas também nas áreas de planaltos dos dois estados, em outras áreas do interior gaúcho, no sul do estado e até no sul do Paraná