Bento Gonçalves deu início a mais um avanço importante em prol da cidadania na sexta-feira, 22 de agosto com o lançamento do projeto não governamental “Brasil sem Frestas”. A ideia consiste em forrar casas de madeira, de famílias em vulnerabilidade social, utilizando chapas feitas a partir da junção de embalagens com propriedades isolantes, como caixas de leite. A primeira família beneficiada reside no distrito de Tuiuty.

Brasil sem Frestas nasceu em setembro de 2009, em Passo Fundo. Atualmente, é desenvolvido voluntariamente por todo país. Em Bento, o projeto foi uma iniciativa da psicóloga do Serviço de Atendimento Psicossocial (Caps AD) e responsável técnica da Comunidade Terapêutica, Kátia Frizzo. A arrecadação das caixas de leite acontece através de uma ação conjunta entre a Secretaria de Habitação e Assistência Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, em diferentes pontos de coleta. “A primeira casa foi forrada com a ajuda dos pacientes da Comunidade Terapêutica. Eles produziram as chapas utilizando mais de 500 caixas. Os internos se sentem envolvidos com o fato de poderem ajudar outras pessoas e, com isso, o quadro de recuperação acelera. Eles mantém o foco e se motivam mais”, afirma a psicóloga.

De acordo com a secretária de Habitação e Assistência Social, Rosali Faccio Fornazier, esta casa foi a primeira de muitas. “Esse projeto será transformador. Os investimentos da Secretaria são contínuos e as ações voluntárias agregam ainda mais valor ao trabalho. Faz parte da consciência cidadã e do prazer de ajudar quem precisa. Podemos ficar parados reclamando ou podemos nos unir para transformarmos juntos a vida de muitas pessoas”, observa.

Para formar as chapas, as embalagens são abertas, grampeadas entre si, e depois, utilizando um grampeador de madeira, fixadas nas paredes. Além de garantir melhores condições de desenvolvimento humano ao isolar termicamente as residências, o projeto utiliza diretamente material reciclável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Como ajudar?
A matéria-prima para o desenvolvimento das chapas são as caixas de leite. As doações podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacris), Unidades de Saúde e nas escolas municipais.

Conheça mais sobre o projeto Brasil sem Frestas acessando o blog caixadeleite-brasilsemfrestas.blogspot.com.br ou a página no Facebook: http://migre.me/l8ndP. Informações pelo telefone: (54) 3052.0114.