Na busca de atender a demanda por mão de obra do setor da construção civil em Bento Gonçalves e região, o Senai Cetemo está com vagas abertas para o curso de Pedreiro de Edificações.
Mesmo sendo gratuito e exigindo uma escolaridade mínima de 6ª série concluída, ainda restam vagas para a conclusão da turma, o que reflete nas empresas do setor, que precisam cumprir a Lei 10097/2000 que determina a contratação de aprendizes, na proporção de 5% a 15% dos funcionários que demandem formação profissional.
São 15 vagas abertas para jovens de 16 a 22 anos, com aulas a partir do dia 10 de março.
O curso tem duração de um ano e seis meses (1.200 horas), período no qual os participantes ficam inscritos em uma empresa da área da construção civil, recebendo um benefício financeiro e tendo ainda alta probabilidade de contratação no final do curso.
Mesmo oferecendo oportunidade de conhecimento e colocação no mercado de trabalho, o curso vem tendo pouca procura.
“Abrimos as vagas ainda em outubro do ano passado, mas resolvemos adiar o início do curso, que seria em fevereiro, para fecharmos uma turma com mais alunos”, comenta a assistente técnica do Senai Cetemo, Elaine Wasinieski.
A Associação das Empresas de Construção Civil da Região dos Vinhedos (Ascon Vinhedos) foi quem buscou trazer a profissionalização do setor para a cidade justamente por acompanhar a dificuldade que as construtoras enfrentam para obter mão de obra qualificada.
“O mercado da construção está em ascensão e para que possamos desenvolver ainda mais o setor na nossa região precisamos de profissionais qualificados”, afirma o presidente da Ascon Vinhedos, Diego Panazzolo.
A proposta do curso Menor Aprendiz foi apresentada à Ascon Vinhedos e seus associados pelo diretor do Senai Cetemo, Cesar Augusto Modena, em agosto de 2013.
O evento serviu para deixar todos a par de como funciona e quais os benefícios da profissionalização na cidade.
O curso de nível básico visa formar profissionais com competências necessárias para construir vedações verticais e horizontais, coberturas, pisos e forros, acabamentos, armações, hidráulica e elétrica, entre outras atividades, assegurando padrões de qualidade e economicidade, além de respeitar as especificações técnicas, normas e prazos estabelecidos no projeto.

Matrículas

Para realizar a matricular no curso o candidato deve procurar a Ascon Vinhedos ou também realizar contato pelo e-mail [email protected].
Outas informações do procedimento devem ser obtidas através do telefone 54. 3454.5734