O Procon de Bento Gonçalves emitiu alerta sobre uma nova modalidade de golpes e fraudes envolvendo cartões de crédito. Segundo o órgão, o alvo da prática criminosa são pessoas idosas e aposentadas. Nos últimos meses, o número de denúncias apresentou elevação e, além disso, diversos boletins de ocorrência foram efetuados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), após a prática ser realizada. Só nos sete meses deste ano, 20 casos do tipo foram registrados no Procon.

De acordo com o órgão, o golpe acontece no momento em que o consumidor recebe uma ligação ou mensagem via WhatsApp informando que os dados da vítima foram clonados. Para solucionar o problema, os criminosos informam que um suposto funcionário da agência bancária vai até a residência para recolher o cartão e a senha. O Coordenador do Procon-BG , Maciel Giovanella, explica que os bancos não realizam esse tipo de prática, e alerta sobre esses golpes. “Isso é um absurdo, os bancos não realizam esse tipo de serviço, e é preciso ter um cuidado muito grande com quem irá receber em sua residência. Não se deve passar dados bancários para ninguém, muito menos por WhatsApp ou Facebook”, disse. Nesta segunda-feira, 26, o Procon recebeu duas reclamações de cidadãos informando terem sido vítimas de fraudes com seus cartões de crédito.

Ainda segundo Giovanella, esses criminosos, munidos dos dados bancários da vítima fazem cadastro em pequenos bancos, financeiras e realizam compras, fazem saques nas contas dos consumidores. A orientação é de que caso alguém tenha caído no golpe, procure imediatamente procurar a polícia para realizar a abertura de um boletim de ocorrência e informar imediatamente o banco onde possui conta.