Quando estava fazendo o mestrado em marketing, numa aula de filosofia ( tem filosofia também no marketing ), um professor começou a falar que os homens, o ser humano, era prisioneiro do pentágono. Não entendi bem no começo assim como talvez você não esteja entendendo.

Eu explico.

Nós temos os 5 sentidos ( visão, audição, paladar, olfato e tato ). O mundo, até meados dos anos de 1400-1500, acreditava que a terra era o centro do universo, ou seja, que tudo girava ao redor da terra. Era fácil entender isto pois, até hoje, se as pessoas não forem alfabetizadas ou avisadas, explicar que o sol está parado e a terra é que gira é um trabalho considerável. Assim, o ser humano olhando para cima, vendo o sol nascer e se pôr, acreditava que o sol se movia e a terra estava parada. Esta teoria recebeu o nome de geocentrismo ( geo=terra). Só 500 anos atrás.

Bem, foi Nicolau Copérnico( 1473-1543), um astrônomo e matemático polonês que, no início dos anos 1500, defendeu fortemente que isto estava errado. Seu trabalho foi publicado em 1543 colocando que a terra é que gira ao redor do sol, ou seja, o sol seria o centro do universo (conhecido até então) e não a terra. Esta teoria recebeu o nome de heliocentrismo (Helio=sol). Porém, as pessoas não aceitaram esta teoria.

Isto teria mudado o mundo bem antes se Copérnico tivesse sido ouvido.

Foi com Galileo Galilei (1564 – 1642 ), o pai da ciência moderna, físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano, que o heliocentrismo foi realmente divulgado e aprofundado, sendo que Galileo provou que realmente o sol era o centro do universo (hoje, centro do sistema solar somente). Contudo, o mundo continuou não aceitando sua teoria. Galileo foi condenado pela Igreja e por todos, erro assumido pelo Papa João Paulo II que no ano 2000 pediu desculpas por isto.

Resumindo, todos éramos prisioneiros do pentágono porque tudo o que conhecíamos era assimilado pelos 5 sentidos. O que víamos era o certo. Todos éramos prisioneiros dos 5 sentidos. Ninguém aceitava que a evidência do sol que se movia estaria errada. “Como pode a terra girar em torno do sol se nós enxergamos o sol nascer e se pôr?”. Era uma visão míope, curta, cega que levou quase 200 anos para ser trocada. E como foi aceita? Somente com provas. Foram as provas de Isaac Newton (1642 – 1727 ) que finalizaram o debate e colocaram um ponto final deste assunto que mudou o mundo.

Bom, o que isto tem a ver com você e conosco? Muita coisa pois a maioria dos governantes neste país ainda são “prisioneiros do pentágono”. Não enxergam nada fora dos 5 sentidos, com raras exceções. Não sabem de nada, não receberam nada de ninguém, não participaram de nada e tudo é legal. Os incomodados, que provem o contrário.

Tomara que não se demore outros 200 anos para se provar alguma coisa neste Brasil brasileiro. Aos governantes que já saíram do pentágono, parabéns.

Enquanto isto, trabalhe mais, estude mais, reze mais, reforce seus laços familiares e acredite mais em você mesmo(a). Força que você consegue. Esta crise vai passar e você tem que estar forte depois dela. Sua empresa deve investir mais nas vendas, no marketing, nas pessoas. Você deve manter seu emprego e ajudar sua empresa a crescer. Pense em você e nos que estão ao seu redor. Reúna forças e cresça. Inove. Faça parcerias. Busque outros caminhos. Não seja um prisioneiro do pentágono. Acredite mais e mais em você.

Pense nisso e sucesso.