Ao todo, foram 81 novas bolsas de sangue ao Hemocentro de Caxias do Sul

O 1º Dia D de Doação de Sangue de Bento Gonçalves, parceria entre o Hospital Tacchini e a prefeitura de Bento Gonçalves, trouxe como resultado 81 novas bolsas de sangue ao estoque do Hemocentro de Caxias do Sul. As coletas, que podem gerar até 324 bolsas de hemocomponentes, foram realizadas durante a última terça-feira, 18, na Unidade Básica de Saúde Zona Sul, no bairro Botafogo.
A sétima edição do evento, que é realizado desde 2021, teve como meta coletar 80 bolsas de sangue. Contudo, prevendo possíveis faltas e inaptidões, foram agendados horários para 100 doadores. Ao todo, 15 pessoas não compareceram e outras quatro não puderam doar em função dos parâmetros de saúde exigidos para o dia da coleta.

Para que a ação fosse concretizada, a Secretaria da Saúde proporcionou espaço físico e parte da equipe, enquanto o Hospital Tacchini disponibilizou cadeiras, equipamentos e equipe. O lanche para os doadores foi oferecido por empresas parceiras que preferiram manter-se anônimas.
Novas edições do Dia D devem ser realizadas ainda em 2023. Em breve a data da segunda edição deste ano deve ser divulgada nas redes sociais do Tacchini e da prefeitura de Bento Gonçalves.

Estrutura no Tacchini

O hospital possui uma Agência Transfusional. O espaço é preparado para realizar procedimentos como transfusões ambulatoriais e de pacientes internados, mas não está apto a realizar coleta desde as mudanças de diretrizes para doação, realizadas em 2018. O encerramento da atividade deve-se à necessidade do Hemocentro em Caxias do Sul (Hemocs) de centralizar a produção dos hemocomponentes em um único local.

Atualmente, a doação é realizada no Hemocs e em alguns dias é oferecido transporte gratuito para quem quiser realizar a doação. Para agendar a doação em Caxias do Sul, é preciso realizar um cadastro no Hospital Tacchini, pelo telefone (54) 3455-4333, ramal 1248.