Munícipes podem buscar atendimentos em unidades de saúde de seus bairros

Desde a última semana a Secretaria de Saúde (SMS), iniciou a expansão de atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O trabalho, nesse sentido, tem sido feito em virtude que com a proximidade do inverno a procura por suporte médico tem aumentado nas últimas semanas. Com base nesse fato e pensando em desafogar o fluxo de pacientes que buscam auxílio médico na UPA 24h, as consultas começaram a ser feitas nas UBSs dos bairros.Cada unidade de saúde está realizando consultas médicas por meio de agendamento, através de fichas disponibilizadas, além de consultas de urgência, conforme cronograma do local.
A primeira semana de implementação do sistema, de acordo com o secretário de Saúde Gilberto Júnior, mostrou que a comunidade tem buscado os serviços em seus bairros e que estão satisfeitas com a ampliação dos atendimentos. As UBSs de Vila Nova e Conceição são as que estão tendo mais procura. “Estamos tendo uma boa adesão da população e agora vamos potencializar cada vez mais as pessoas a procurarem as unidades de saúde. A gente tem notado que os munícipes têm gostado e aprovado essa ampliação feita para os bairros. Outro ponto importante é que voltamos a ter a disponibilidade de atendimento no dia, o que faz toda a diferença”, aponta.
Ainda segundo o secretário 75% dos pacientes atendidos na UPA são fichas azul ou verde, que podem ser realizados nas unidades. Hoje cerca de 600 atendimentos são feitos diariamente na unidade de pronto atendimento 24 horas do Botafogo e aproximadamente 200 pacientes no Pronto Atendimento da Zona Norte.
Pacientes com urgência e emergência devem procurar a UPA ou PA Zona Norte. Sintomas leves devem ser encaminhados para unidade de saúde do zoneamento.