Apesar do mau tempo, em 25 de fevereiro de 1967, Bento Gonçalves inaugurou brilhantemente, a sua “Primeira Festa Nacional do Vinho”, contando com a presença, pela primeira vez do Presidente da República, o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, do governador do Estado Walter Perachi de Barcellos, do Prefeito Municipal Milton Rosa, do Comandante do III Exército e de altas autoridades federais, estaduais, eclesiásticas, civis e militares.

A população de Bento Gonçalves postou-se nas ruas para receber e aplaudir o Presidente da República Castelo Branco, que chegou, via rodovia em carro oficial do Estado, às 13 horas.

No Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, o presidente da Câmara de Vereadores fez a entrega ao chefe da Nação do título de Cidadão Honorário de Bento Gonçalves.

No Parque da Exposição, o Marechal Castelo Branco descerrou a placa alusiva ao acontecimento, sendo, na oportunidade saudado pelo presidente da Festa Nacional do Vinho, Sr. Moisés Luiz Michelon, dizendo que a FENAVINHO DEVOLVE A ESPERANÇA PARA A INDÚSTRIA VINÍCOLA, PORQUE A RIQUEZA DA NOSSA TERRA JÁ NÃO CABE APENAS NESTA REGIÃO.

Em sua fala, o Presidente da República ENALTECEU A POPULAÇÃO DE BENTO GONÇALVES, dizendo ter-se convertido em verdadeira EXPRESSÃO ECONÔMICA SUL-RIOGRANDENSE. Exaltou a seguir, o sentimento de nacionalidade do povo gaúcho. “Meu governo, destacou o Presidente, tem a mesma conduta que vos dignifica; somos pela soberania e pela independência…” Reafirmamos que Bento Gonçalves, com o braço do colonizador é hoje um exemplo no País.

O Presidente assim concluiu suas palavras: “Meus irmãos de Bento Gonçalves, SINTO-ME PROFUNDAMENTE ENOBRECIDO E AGRADECIDO. Bento Gonçalves é o exemplo de que com o auxílio da colonização muito se fez e mais ainda se pode fazer.” No Parque da Exposição, o presidente demorou-se nos diversos estandes, elogiando muito o que se faz em nosso Município.

O Chefe da Nação Brasileira e sua comitiva foram recepcionados na cantina DREHER para o almoço Oficial. Cerca das 18 horas, o chefe da Nação rumava, via rodoviária, para capital do Estado.

Em ônibus, em trens, e principalmente, em automóveis, milhares de pessoas compareceram em Bento Gonçalves. E todos ficaram satisfeitos… Houve ordem e organização em tudo…

Hoje, muitos anos depois… o povo reconhece que as palavras das autoridades tinham suas razões… VALORIZANDO O TRABALHO, A CULTURA, A HISTÓRIA DO VINHO E O POVO…, O MAIOR PATRIMÔNIO DO NOSSO MUNICÍPIO…

“VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO NOSSO MUNICÍPIO???”