O fortalecimento da autoestima e da Identidade de uma pessoa e de uma sociedade está diretamente relacionado ao conhecimento, à preservação e à valorização do seu PATRIMONIO HISTÓRICO, ARTÍSTICO E CULTURAL.

A EDUCAÇÃO DE AÇÕES = AÇÕES CULTURAIS tem como finalidade socializar os conceitos fundamentais relacionadas às pessoas e o CONHECIMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL do lugar que a pessoa vive.

As construções, tradições e belezas naturais que uma geração deixa para as próximas são bens culturais que se recebe por herança…

A finalidade de PRESERVAÇÃO é proteger tais bens, para que as gerações presentes e futuras possam usufruí-las, reconhece-las, admirá-las, preservá-las para melhor conhecer e entender a nossa HISTÓRIA nossa maior herança cultural.

Atualmente, as pessoas reconhecem a necessidade de PRESERVAR PATRIMÔNIO CULTURAL, porque ele é INSUBSTITUÍVEL, e reconhecem também o potencial econômico da PRESERVAÇÃO.

Um prédio ou uma casa derrubada é um bem destruído, enquanto que se restaurado continua sua vida, se temos em mãos sua HISTÓRIA, seu inventário, sua data de construção e as principais características de sua  ARQUITETURA.

Os sítios HISTÓRICOS e de VALOR CULTURAL, atraem visitantes e querem conhecer e valorizar a nossa cultura.

A PRESERVAÇÃO ajuda a estabelecer e manter o “SENTIDO DO LUGAR” que dá a uma comunidade a sua IDENTIDADE DE VALOR HISTÓRICO E CULTURAL. Também melhora a qualidade de vida, já que os habitantes se beneficiam dos serviços e das atrações turísticas, mas acima de tudo as pessoas descobrem os valores da NOSSA GENTE E DA NOSSA CULTURA, O NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO CULTURAL…

Todos nós devemos respeitar a fragilidade da terra e da natureza. Todos precisamos ajudar na PRESERVAÇÃO de locais BELOS E INIGUALÁVEIS para as futuras gerações desfrutarem… e no respeito para o que tem história…

Descubra e apoie programas que visem à conservação e organização que trabalham para preservar o meio AMBIENTE.

Informe-se sobre a geografia, os costumes, as culturas das regiões que você visitar. Gastar algum tempo ouvindo as pessoas. Apoie as pessoas e as instituições que trabalham na CONSERVAÇÃO de bens CULTURAIS.

A MEMÓRIA ORAL é mantida, principalmente, pela tradição. Trabalhando-a estaremos PRESERVANDO ESSA MEMÓRIA.

Convém ressaltar que a MEMÓRIA ORAL é válida também pelas VIVÊNCIAS… E PELAS EXPERIÊNCIAS…