“OS ANOS PASSAM, MAS A HISTÓRIA FICA, TRADUZINDO A CAMINHADA, AS CONQUISTAS, AS LUTAS DE UM POVO, QUE COM SEU TRABALHO SE PROJETOU NO CENÁRIO NACIONAL.”

Até 1870, Bento Gonçalves chamava-se CRUZINHA. Em 24 de maio de 1870, foram criadas pelo governo Imperial, as Colônias Dona Isabel e Conde d’Eu, atuais Bento Gonçalves e Garibaldi. Em 24 de dezembro de 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos.

EM 11 DE OUTUBRO DE 1890, PELO ATO NÚMERO 474, A COLÔNIA DONA ISABEL FOI OFICIALIZADA COMO MUNICÍPIO COM A DENOMINAÇÃO DE BENTO GONÇALVES, EM HOMENAGEM AO CHEFE DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA.

O primeiro prefeito, na época denominado Intendente, foi o Coronel Antônio Joaquim Marques de Carvalho Júnior que ficou 32 anos no poder.

Em 1910 foi fundado o jornal Bento Gonçalves. Em 1912 chega o benemérito médico Dr. TACCHINI e é inaugurada a filial do Banco Pelotense. Em 1914 foi elaborado um Memorial ao Governo do Estado, pedindo a estrada de ferro. Em 1917 foi inaugurada a Agência do Banco da Província e a Estação Agrícola. Em 1919, inaugurou-se a Agência do Banco Nacional do Comércio e em 10 de Agosto foi inaugurado o trecho de Estrada de Ferro. Em 1922, foi instalada a luz elétrica e em 1926 foi inaugurada a Agência do Banco Popular do Rio Grande do Sul. Em 1927 foi inaugurado o primeiro Hospital do Município.

A Rua Marechal Deodoro (Via Del Vino) foi a primeira via pública de Bento Gonçalves a receber calçamento, isso em 1940. A rádio Difusora ZYQ5 foi a primeira emissora de rádio, fundada em 1945. Também chegou em 1943, a primeira turma do 1º Batalhão Ferroviário, onde construiu cerca de 1.500 km de ferrovia.

O trabalho do imigrante, do agricultor, do pequeno artesão, dos que semearam com lágrimas as sementes de esperança e colheram com alegria os frutos de uma terra que parecia indomável, guardada por gigantescos pinheiros, fez surgir os parreirais e com eles a dedicação de cultivá-los com trabalho e novas esperanças de ano após ano, para colherem seus frutos e transformar a uva em vinho… Mas o que parecia obstáculo fez-se convite para a luta. Com as mãos calejadas, calejaram-se ainda mais, e a nova terra respondeu com frutos abundantes, que encheram de alegria os olhos de nossos pioneiros.

E… Bento Gonçalves cresceu… sob o legado sagrado dos imigrantes, no TRABALHO continuado de seus descendentes, graças ao espírito empreendedor, alegre, confiante e alicerçado na fé, inovando cada dia seus valores de espírito familiar e comunitário.

E, assim em 1967, graças as grandes lideranças da nossa comunidade e do TRABALHO de homens e mulheres, realizamos a Primeira Festa Nacional do Vinho, “para celebrar a Festa do Nosso TRABALHO”.