A Vinícola Aurora foi premiada na categoria Destaque Setorial – Bebidas na 44ª edição do Prêmio Exportação RS, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil no Rio Grande do Sul (ADVB-RS). A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta terça-feira, 21 de junho, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, com a presença do governador José Ivo Sartori. O presidente da Vinícola Aurora, Itacir Pedro Pozza, recebeu o troféu – assinado pelo artista plástico Gustavo Nakle – ao lado do diretor-geral da vinícola, Hermínio Ficagna, e da gerente de exportações, Rosana Pasini.

A Vinícola Aurora desenvolve seu projeto de exportação dentro de uma estratégia de construção de suas marcas no mercado externo, trabalhando com importadores e distribuidores sólidos, com forte penetração em seus mercados. Ser a vinícola brasileira mais premiada nos concursos internacionais de vinhos (com 539 premiações conquistadas em todo o mundo) e ter, nos dois últimos anos, quatro rótulos incluídos entre os 100 melhores vinhos do mundo, o TOP 100 da Associação Mundial dos Jornalistas e Escritores de Vinhos, certamente confere uma maior visibilidade aos produtos da Aurora no mercado externo. A Vinícola Aurora exporta vinhos, espumantes e sucos de uva das marcas Aurora e Brazilian Soul (exclusiva para exportação).

Em 2015, a empresa abriu 3 novos mercados – Suíça, Singapura e China – e exportou para 13 países e 17 diferentes importadores, um total de 430 mil garrafas de vinhos brancos, tintos, espumantes e de sucos de uva integral. A Suíça, seguida de Holanda e Reino Unido, nessa ordem, foram os maiores importadores da Vinícola Aurora em 2015 na Europa. Com China e Singapura, sobe para 6 o total de países asiáticos que importam vinhos da Vinícola Aurora (incluindo Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong). Na América Central, a Aurora aumentou as vendas para Trinidad y Tobago, país para o qual a empresa exportava vinhos, há cerca de 3 anos, e que em 2015 passou a comprar os sucos de uva integrais da marca Aurora.

A vinícola segue exportando para os demais mercados em que já está bem posicionada, como Reino Unido, Dinamarca, Estados Unidos e França, com seus rótulos presentes em importantes redes como Las Iguanas, Harrys Teeter, Waitrose entre várias outras.