Na tarde de terça-feira, 28 de junho, aconteceu a abertura oficial da 19ª edição da Mostra Affemaq – Feira Itinerante de Máquinas, Ferramentas, Acessórios e Serviços para a Indústria Moveleira no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. O evento foi promovido no estado com apoio e incentivo de importantes entidades da cadeia madeira e móveis, como Sindmóveis – Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves, Movergs – Associação das indústrias de Móveis do estado do Rio Grande do Sul, além de outros sindicatos regionais e entidades ligadas ao setor, como Senai e Sebrae.

Superando adversidades

Na abertura oficial, o presidente da Affemaq, promotora da feira, Fabrício Zanetti destacou a alegria de realizar o evento em casa. “Estamos muito confiantes no sucesso desta edição na região. E, nossa perspectiva, é que em momentos difíceis devemos combater com um esforço extra, superando adversidades políticas e econômicas. Sabemos que em tempos difíceis não podemos fechar as portas para as oportunidades, devemos usá-las para nos reinventar a fim de driblar esse período passageiro de dificuldades. Nosso agradecimento ao Sindmóveis, Movergs, Senai, Sebrae e todas as entidades que contribuem com o desenvolvimento setor moveleiro. E, aos nossos expositores que trouxeram para cá inúmeras soluções. Um polo forte se faz com empresários ousados, com iniciativa e, especialmente, com a vontade do crescimento coletivo”, destacou Zanetti.

Cadeia produtiva

Henrique Tecchio, presidente do Sindmóveis, falou que o crescimento sustentável somente se dá se todos os integrantes da cadeia moveleira tiverem condições iguais. “É desta forma que pensamos o associativismo e que representamos, além do polo moveleiro de Bento Gonçalves, o setor como um todo nestes quase 40 anos de trajetória da nossa entidade. O Sindmóveis é uma entidade que construiu reputação fortalecendo a cadeia moveleira integralmente. A fórmula de sucesso utilizada pela Affemaq em suas feiras itinerantes mostra que o associativismo e principalmente a parceria e união entre as entidade do setor são fundamentais para enfrentarmos os obstáculos e dificuldades impostos pelo governo”, finalizou Tecchio.

Relação intrínseca

Um evento que orgulha a indústria, os empresários e as empresas especializadas em diferentes soluções para o segmento moveleiro, assim definiu o evento presidente da Movergs, Volnei Benini. Segundo ele, a ligação entre a Affemaq e a Movergs é intrínseca. “Trabalhamos em prol dos mesmos objetivos e da mesma cadeia produtiva. A força do setor moveleiro pode ser mensurada pelos números da indústria gaúcha, que representa 18,4% do total de móveis fabricados no Brasil, com posição de liderança como maior produtor de móveis do país. Juntos, somos muito mais fortes”, disse Benini.
A Mostra Affemaq aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de junho no Pavilhão A do Parque de eventos de Bento Gonçalves.