A prefeitura de Bento Gonçalves confirmou na quarta-feira, 17, a intenção de implantar uma escola cívico-militar na rede pública municipal. O pedido foi formalizado durante encontro entre o prefeito Diogo Siqueira, secretária de Educação, Adriane Zorzi e o assessor do deputado Tenente Coronel Zucco (PSL), Marcelo Viana. Foi assinado um termo manifestando o interesse na adesão ao Programa Estadual das Escolas Cívivo-Militares.

Conforme as informações, caberia aos militares a atuação de monitoramento na organização cívica do educandário, enquanto o currículo escolar permaneceria sob o comando da secretaria municipal. Para participar do programa, as escolas devem ter entre 501 a um mil matrículas nos anos finais do ensino fundamental e médio, atender aos turnos matutino e/ou vespertino e ter alunos em situação de vulnerabilidade social.

No pedido, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Borges Frota, no bairro Zatt, receberia o modelo, caso seja consolidada a intenção. De acordo com a prefeitura, o local recebe 680 alunos que estão distribuídos em 40 turmas, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, além de quatro turmas noturnas na Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Foto Interna: Emanuele Nicola / Reprodução
Foto de Capa: Reprodução