Ainda não há definição no número de doses encaminhadas para os municípios gaúchos; Ministério da Saúde estima aumento na produção a partir de março

A expectativa do governo do Rio Grande do Sul é de que na próxima semana, mais 300 mil doses de vacinas contra a covid-19 sejam encaminhadas pelo Ministério da Saúde. A informação foi confirmada pelo ministro da saúde, Eduardo Pazuello, durante reunião com governadores. No encontro virtual, foi apresentado um cronograma de vacinação para as próximas semanas, quando mais doses dos dois imunizantes (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca) serão encaminhadas para todos os estados e o Distrito Federal.

Até o momento, o Rio Grande do Sul recebeu 704,4 mil doses de imunizantes contra a Covid-19. Foram 588,4 mil vacinas CoronaVac e 116 mil da Oxford/AstraZeneca. Até o momento, o Estado já aplicou 369,4 mil doses do imunizante na população gaúcha (360.476 da primeira dose e 8.993 da segunda dose). Em Bento Gonçalves, desde o início da distribuição de doses foram entregues 7.690. Desse total, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) foram aplicadas 3.201 (primeira dose), o que representa 42% do total.

Ministério garante aumento na distribuição de doses a partir de março

Durante a reunião, Pazuello garantiu que a partir de março haverá um aumento significativo na distribuição, podendo alcançar a marca de 46 milhões de doses. Isso deverá ocorrer, porque o Instituto Butantan deu início a produção própria da vacina CoronaVac. Conforme o ministro, em março serão 18 milhões de doses do imunizante. Já a Fiocruz, responsável pela Oxford/AstraZeneca, deve produzir cerca de 12 milhões da vacina.

De acordo com Pazuello, há, ainda, mais uma remessa a ser enviada pela Índia da vacina AstraZeneca/Oxford, doses da Covax Facility e o início da produção da vacina russa, a Sputinik V, pela empresa União Química.

Conforme o governador Eduardo Leite, há uma expectativa de aumento expressivo no volume de doses no mês de março. “São cerca de 12 milhões de novas doses para os Estados, além das cerca de 34 milhões de doses que já foram contratadas e que tem entrega prevista para março”, explica.

Segundo o chefe do Executivo gaúcho, a intenção do Estado é concluir a imunização dos grupos prioritários acima de 60 anos até o final do mês de abril. 

Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini