Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, é lembrado o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS e para conscientizar a população de Bento Gonçalves sobre os riscos da doença, a Prefeitura da cidade estará disponibilizando testagem gratuita na Via Del Vino.

Uma Unidade Móvel da Secretaria da Saúde estará das 9h às 15h no local, realizando testes rápidos para identificar algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

A ação é coordenada pelo Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), um setor da Secretaria Municipal de Saúde que presta assistência permanente a pessoas portadoras de alguma DST. Por meio dessa testagem, eles querem conscientizar as pessoas sobre o assunto.

AIDS em Bento Gonçalves

No espaço de tempo de 1986 a 2021, foram 763 casos novos de infecção pela HIV na população residente em Bento Gonçalves, é o que aponta dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Na última década, houve um aumento de 13,6% de registros de caso ao ano, em relação a década passada.

Apesar da infecção seguir acontecendo, o número de mortes vem caindo na cidade. A taxa de mortalidade diminui 12,1% na última década. Os homens morrem cerca de 2,5 vezes mais que as mulheres em virtude da doença.

Pessoas da Capital do Vinho que possuem HIV/AIDS são, em maioria, caracterizadas por homens heterossexuais entre 30 a 39 anos de idade que se infectaram através de relações sexuais sem uso de preservativo.