A chuva retorna ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 1º de dezembro. As precipitações devem ser isoladas, sem a possibilidade de temporais, acompanhados de vento e granizo. Apesar da previsão, há também a presença do sol em algumas regiões do estado. Na Serra, o dia começou nublado, sem chuva. No entanto, conforme a previsão da meteorologia não há expectativa para chuva na região.

Em Bento Gonçalves, o sol chegou a dar as caras nas primeiras horas da manhã, mas acabou encoberto pela grande quantidade de nuvens. A previsão para a Capital do Vinho é de um dia instável, com temperaturas entre 12ºC e 26ºC.

O alerta para esta quarta-feira é voltado a questão da umidade relativa do ar que deve cair durante o dia, atingindo valores entre 20% e 30%, sendo recomendada a ingestão de líquidos para evitar desidratação.

Na quinta-feira, 2 de dezembro, o dia deve permanecer sem chuva. O sol aparece em meio às nuvens e as temperaturas devem ficar entre 13ºC e 30ºC. Ainda há alerta para a baixa umidade relativa do ar.

Para o mês de dezembro, a meteorologia prevê que a incidência de chuvas no Rio Grande do Sul fique abaixo da média. Ainda há possibilidade da passagem rápida de três frentes frias, uma perto do dia 10, outra próximo do dia 20 e uma outra na virada do ano.

Na Serra, apesar das frentes frias, não há previsão para chuvas em grande volume. No entanto, a nebulosidade deverá predominar durante a passagem do fenômeno. Dezembro deverá ter a maior parte do mês com chuvas abaixo da média e temperatura mais alta do que o normal para o período.