O município de Farroupilha poderá ser palco de pelo menos três eventos tradicionalistas no ano que vem. Isso porque a prefeitura local formalizou o interesse em sediar o Congresso Tradicionalista, o Festival Gaúcho de Danças (Fegadan) e o Festival Gaúcho de Chula (Fegachula).

A proposta feita pelo prefeito, Fabiano Feltrin (Progressistas), foi diretamente encaminhado ao presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris, que esteve reunido com o chefe do Executivo municipal na segunda-feira, 29 de novembro, para discutir a possibilidade. “Valorizamos muito todas as formas de arte. E com a volta gradual dos eventos, depois de um longo período de pausa devido à pandemia, queremos muito que Farroupilha possa ser a sede destes grandes eventos tradicionalistas gaúchos, já que é uma terra abençoada e cheia de talentos que tão bem representam a cultura e os costumes do Rio Grande do Sul”, disse o prefeito.

Segundo o calendário do MTG para o ano que vem, a 70ª edição do Congresso Tradicionalista Gaúcho está agendada para o dia 30 de julho. Já o Fegadan e o Fegachula tem suas datas agendas para os dias 21 e 22 de outubro. No entanto, as programações podem sofrer alterações, em razão da pandemia de coronavírus.

Os próximos passos devem se voltar a busca de recursos e convênios para a efetiva realização dos eventos na cidade.

Foto: Ari Jr. / Divulgação