Nesta quarta-feira, 8 de maio, a Prefeitura de Bento Gonçalves está conduzindo uma nova evacuação das regiões impactadas pelos deslizamentos e enchentes ocorridos na última semana. O objetivo é remover todas as famílias que retornaram às suas residências e prevenir o deslocamento de pessoas nessas áreas. O alerta abrange as comunidades de Faria Lemos e Tuiuty.

Com a previsão de mais chuvas nos próximos dias, a medida de evacuação se torna necessária para garantir a segurança das famílias. Na terça-feira, 7 de maio, uma análise dos deslizamentos foi realizada pela equipe técnica de geólogos, que identificaram rachaduras e possíveis novos deslizamentos.

As famílias afetadas podem buscar abrigo no Salão da Comunidade Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos, onde serão acolhidas durante o período de evacuação.

Em um áudio que está circulando nos grupos de WhatsApp, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, faz um alerta sobre a situação e pede que as famílias que retornaram a esses locais afetados, saiam imediatamente. “A ordem dada é a evacuação de Tuiuty e Faria Lemos. A previsão é de chuva para o início da tarde e eu preciso como prefeito, em acordo com as demais forças de segurança, fazer a evacuação de toda essa região. As áreas de risco, onde a gente teve desmoronamentos, 100% de bloqueio nas estradas, eu preciso que aqueles moradores, que voltaram para suas residências, saiam desses locais”, explica.

Segundo prefeito, uma força-tarefa com o Corpo de Bombeiros Militar está sendo realizada para remover as famílias com a celeridade necessária. “Se for para pecar, eu vou pecar pelo excesso como prefeito. A gente centenas de desmoronamentos, morreram pessoas. Temos centenas de trincas (no solo) em muitas regiões”, aponta.

Siqueira pediu que o aviso seja divulgado para evitar possíveis transtornos. “É uma questão de segurança pública. Vamos evitar uma tragédia e a gente vai fazer isso fortemente, a partir desta manhã”, observa.

Desde o início das ocorrências, um total de 1005 pessoas foram resgatadas, e infelizmente, sete óbitos foram registrados. A ação da Prefeitura visa garantir a proteção e o bem-estar da população diante da situação de calamidade enfrentada pela cidade.