Ação será realizada através de chamamento público para credenciamento de instituições de saúde

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Saúde (SMS), iniciou uma força-tarefa para ampliar as cirurgias de média-complexidade. A meta é alcançar os pacientes que aguardam há mais tempo por uma cirurgia eletiva e reduzir a atual demanda reprimida, estimada em cerca de 7 mil pessoas.

Entre as medidas está o credenciamento de instituições, através de chamamento público, para prestação do serviço. Nesta sexta-feira, 25 de março, os primeiros 40 pacientes serão encaminhados para o Hospital São Pedro, em Garibaldi, credenciado para realização dos procedimentos. Serão cerca de 100 cirurgias realizadas no mês, além do que já é contratualizado com o Hospital Tacchini.

De acordo com a Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, os procedimentos de ortopedia (2.878) e cirurgia geral (1.402), são os que mais concentram pacientes com cirurgias atrasadas. “A saúde pública enfrentou um período bem delicado com a pandemia, onde os procedimentos precisaram ser cessados por completo, para atendimento dos pacientes da covid-19. E agora, com a estabilização dos dados, nossa preocupação se volta para a ampliação das cirurgias eletivas. Por isso, precisamos ampliar as possibilidades de atendimento, para reduzirmos consideravelmente as filas de espera”, disse.

O prefeito Diogo Siqueira, que esteve nesta quinta-feira, 24, no Hospital São Pedro, destacou “que era uma ação necessária para que pudéssemos fazer a fila de cirurgias andar. É um passo muito importante para a saúde do nosso município”.

O vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, e a Secretária de Saúde acompanharam a visita ao Hospital. O grupo foi conduzido pelo gerente do hospitalRangel Carissimi.

Bloco cirúrgico

Em paralelo, segue em andamento as obras do bloco cirúrgico, junto ao Complexo Hospitalar de Saúde. O espaço contará com 08 salas cirúrgicas, possibilitando procedimentos de média complexidade.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: João Pedrassani