A prefeitura de Bento Gonçalves comprou 12 mil comprimidos de Ivermectina para utilizar no tratamento precoce da Covid-19. O contrato não teve licitação – em razão do período emergencial – e foi publicado no Diário Oficial do Município na segunda-feira, 13. O valor da compra foi de R$ 28.320

A droga poderá ser utilizada através da adoção de um protocolo clínico farmacológico em nível regional, que já está sendo elaborado e autorize a prescrição médica do produto. Para fazer uso da medicação, continua sendo necessária autorização de pacientes ou familiares e da indicação do profissional médico.

Durante reunião virtual da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), o prefeito Guilherme Pasin, apoiou a iniciativa e afirmou que o protocolo tem o propósito de garantir segurança aos profissionais da saúde. “O cidadão precisa optar pelo tratamento do kit, ou o convencional. É uma escolha dele, mas não só dele, é também uma decisão médica. É um protocolo de segurança profissional e oportunização para os pacientes”, pontua.

De acordo Pasin, Bento Gonçalves assinou um Termo de compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para adoção de tratamento precoce da Covid-19 aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O que garante ao profissional médico, com concordância do paciente, o direito da escolha do melhor tratamento a ser feito. “Estamos trabalhando no protocolo para implantação do tratamento, para isso juntamente com os municípios integrantes da Amesne ouvimos muitos profissionais para que pudéssemos ter a segurança de implantação, com exames específicos para cada situação”, garante.

Antes de efetuar a compra, Pasin disse que o município buscou junto ao Governo Federal e ao Estado a possibilidade de envio da Ivermectina, poré, sem êxito e, por isso, a SMS buscou a manipulação da cloroquina, hidroxicloroquina, e adquiriu invermectina, zinco e vitaminas C e D. “Com a chegada dos medicamentos e conclusão do protocolo poderemos dar seguimento ao tratamento de pacientes que apresentarem sintomas”, espera.

Anvisa publicou nota sobre a utilização da Ivermectina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota pontuando que não existem estudos conclusivos que comprovem a eficácia do medicamento para tratamento da Covid-19. Porém, estudos contrários ao uso também não foram apresentados.

Conforme a Anvisa, as indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula do medicamento e que o uso da droga para indicações não previstas na bula é de escolha e responsabilidade do médico prescritor.

Foto: Reprodução