A previsão de mais chuva fez a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitir um novo alerta sobre a possibilidade de inundações nas bacias dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Taquari. Com isso, municípios da região, como Santa Tereza, Muçum, Roca Sales e Encantado, atingidos severamente com a última cheia, podem sofrer alagamentos, caso a quantidade de chuva prevista se confirme.

De acordo com o boletim emitido pelo órgão estadual, a previsão é de que a chuva chegue ainda nesta quinta-feira, 16. Os maiores volumes estão previstos para a metade norte do RS, onde o solo já está molhado e os rios acima do leito normal. A preocupação vem na forma do escoamento da chuva que deve ser superficial, ou seja, contribuindo rapidamente para a elevação dos rios.

Ainda, segundo a Defesa Civil, a rápida elevação dos rios deve ocorrer, caso se confirmem os prognósticos, porque córregos, arroios e rios de menor ordem, além de bacias com rápida resposta, como Taquari-Antas, Pardo e Caí, e também nas bacias do Sinos e Gravataí seguem com níveis acima dos limites de inundação.

A previsão aponta que sexta-feira, 17, a instabilidade perde força e a chuva fique apenas na região norte do RS, de forma islada e fraca. No restante do Estado o tempo mistura sol com nuvens.

Foto: Diego Zanetti / Divulgação