Na última quinta, 25 de maio, a Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Bento Gonçalves (APAE-BG), contou com a visita do prefeito, Diogo Siqueira; do presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, de secretários municipais e vereadores. A razão foi a assinatura dos repasses de recursos do convênio da Prefeitura com a instituição. O valor anual é de R$426.192,00, mas será divido em parcelas mensais de R$ 35.516,00.

Os recursos serão destinados à ampliação do centro de convivência e de atendimentos clínicos, assim como a reativação da hidroginástica, fundamental para o tratamento dos atendidos pela instituição.

O prefeito, Diogo Siqueira, explica a importância de repassar esses recursos a uma instituição tão relevante para o município. “A gente vai ajudar as pessoas que mais precisam, essa é a base desse projeto e o trabalho mais nobre de todos. A Prefeitura, junto com o Poder Legislativo, está avançando, ajudando uma entidade histórica que tem um conceito gigante no Brasil inteiro, ainda mais em Bento Gonçalves”, relata.

Os valores do repasse virão de três secretarias: de Educação, da Saúde e da Assistência Social. O presidente da Câmara Rafael Pasqualotto, comenta sobre o projeto assinado. “Quando vem a solicitação, por meio de projeto de lei de repasse, entendemos que não há como não aprovar uma matéria de tamanha importância, vendo todo o trabalho que é feito pela entidade e até mesmo com a possibilidade de ampliação”, ressalta.

Atualmente, a Associação conta com o atendimento clínico de em média 72 pessoas; na escola regular, são em torno de 70 alunos e há o atendimento, também, no centro de convivência para aqueles já formados, mas que ainda sim precisam da integração social. Os repasses serão fundamentais para o atendimento clínico e para o centro de convivência que hoje conta com fila de espera.

O presidente da Associação, Paulo César Ranzi, destaca que o valor será de suma importância para dar continuidade aos trabalhos feitos. “Com o recurso pretendemos ampliar, principalmente os atendimentos na convivência e no centro clínico, assim diminuindo um pouco a fila de espera”, explica. O repasse também é essencial para aumentar o número de funcionários, desde professores, monitores, enfermeiros, até mesmo terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores sociais, entre outros.

Fotos: Renata Carvalho