Os prefeitos da região e que integram a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) divulgaram nota na noite desta quarta-feira, 15, manifestando contrariedade ao novo decreto do Governo do Estado que mantém restrições ao funcionamento das atividades econômicas para as regiões metropolitanas de Porto Alegre e da Serra gaúcha. As duas regiões concentram a maior incidência de casos de Covid-19, segundo dados da secretaria estadual da Saúde (SES).

Conforme a nota, dos 36 municípios associados à entidade, 14 pertencem à região metropolitana da Serra Gaúcha e afirmam que desde o início da pandemia, vinham tomando medidas de proteção e isolamento da população, para minimizar os efeitos do vírus nos municípios. O documento, assinado pelo prefeito de Bento Gonçalves e presidente da Amesne, Guilherme Pasin, aponta ainda que as cidades afetadas com o novo decreto realizaram a estruturação do sistema de saúde, com a compra de equipamentos, construção de leitos específicos para o tratamento da doença, além da formação de planos de ação para o combate à pandemia.

Considerada uma das mais importantes regiões do país, pela quantidade de empreendimentos que exportam seus produtos para outros estados e países, a nota afirma ainda que a manutenção das restrições, consideradas radicais pela Amesne, representa “uma grave ameaça ao emprego e renda de milhares de trabalhadores e famílias”.

Conforme a entidade, os municípios se comprometem em reativar gradualmente os serviços com cautela e zelo, respeitando as recomendações sanitárias e o monitoramento diário dos dados epidemiológicos. Segundo a Amesne, os dados científicos locais são a garantia de que é possível realizar a abertura gradual dos setores, sem maiores prejuízos. “A saúde da população é nossa prioridade, no entanto, a economia precisa girar”, finaliza a nota.

Veja o documento na íntegra

Pasin e representantes de entidades seguem reunidos na prefeitura

Após a divulgação do novo decreto e, posteriormente, a nota oficial da Amesne, o prefeito de Bento convocou uma reunião com os representantes do Sindilojas – Regional Bento, Daniel Amadio e da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL-BG), Marcos Carbone, para tratar sobre o decreto de retomada gradual da economia na cidade.

Até o fechamento desta matéria, a reunião não havia sido finalizada.

Foto de Capa: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini 
Fotos Internas: Emanuele Nicola / Divulgação