Começa nesta quinta-feira, 16, o pagamento da primeira parcela para os usuários do Bolsa Família e para os trabalhadores que se inscreveram no programa emergencial por meio do aplicativo e do site. Ao todo, 2.719.810 beneficiários do Bolsa Família receberão e, até as 17h de quarta-feira, 15, o volume dos que se cadastraram por esses canais superava 36,3 milhões de pessoas.

Aqueles inscritos no programa do Governo Federal devem observar o NIS (o número pode ser consultado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho). Cidadãos cujo último dígito do NIS é igual a 1 recebem nesta quinta-feira, e cujo número termina em 2 será pago na sexta-feira, 17.

Os que já constavam no CadÚnico já começaram a receber em 9 de abril, para quem tinha conta no Banco do Brasil e na Caixa. Os outros seguem um cronograma de pagamentos que começou no dia 14.

Saques do dinheiro em espécie

Os saques para quem receber em contas comuns de outros bancos poderão ser realizados normalmente. Mas quem for receber pela conta-poupança gratuita da Caixa deve seguir um calendário escalonado de saques, seguindo o mês de aniversário do beneficiário:

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro, com poupança digital gratuita da Caixa

28 de abril – nascidos em março e abril, com poupança digital gratuita da Caixa

29 de abril – nascidos em maio e junho, com poupança digital gratuita da Caixa

30 de abril – nascidos julho e agosto, com poupança digital gratuita da Caixa

04 de maio – nascidos em setembro e outubro, com poupança digital gratuita da Caixa

05 de maio – nascidos em novembro e dezembro, com poupança digital gratuita da Caixa

Foto: Getty Images