O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), anunciou na segunda-feira, 9 de março, que se afastará do cargo a partir de quarta-feira, 11. A informação ocorreu durante coletiva de imprensa, em que o mandatário do Executivo farroupilhense rebateu as acusações e voltou a se defender dos pedidos de impeachment.

Conforme Gonçalves, o pedido de licença-saúde ocorre por tempo indeterminado. De acordo com ele, o afastamento servirá para a realização de uma biópsia no estômago. Quem assume o comando da prefeitura é o vice-prefeito, Pedro Pedrozo (PSB). Apesar do problema de saúde ser apontado como principal motivo, Gonçalves disse que a defesa nos dois processos de cassação também pesaram para que ele deixasse o cargo temporariamente.

O prefeito de Farroupilha disse ainda que os processos protocolados não deverão lograr êxito ao final dos trâmites. Gonçalves acredita que os vereadores o manterão no cargo. Ele defende que os apontamentos não geraram prejuízo financeiro ao município. “Eu confio muito nos vereadores. Cada um deles tem um trabalho honesto e leal junto à comunidade. Os parlamentares ouvem a comunidade, ouvem as pessoas, e eu confio muito que esse grupo vá dizer que o prefeito não deve ser impeachmado, não deve ser colocado na vala comum do impeachment, que é a vala dos corruptos, daqueles que se apropriam de dinheiro público, daqueles que têm vantagem pessoal, daqueles que fazem negócio com a política pública, com o dinheiro público. Eu imagino que os vereadores não entendam isso do seu prefeito”, afirmou.

Afastamento pode ajudar na aprovação de projetos polêmicos

A decisão de se afastar temporariamente do cargo, também pode abrir caminho para a aprovação de projetos polêmicos junto à Câmara de Vereadores. Entre eles, o da reforma administrativa, que prevê a redução de 32 para 20 o número de faixas de Cargos em Comissão (CCs), além do corte de 30% dos salários. Se a matéria for aprovada, o município passaria a economizar cerca de R$ 3,5 por ano.

A proposta entra em validade somente em 2021, quando assume o novo governo.