Quem estiver em débito com a Justiça Eleitoral e não efetuar a regularização até a data estará impedido de votar nas eleições de 2022

Termina no dia 4 de maio, o prazo para que eleitores regularizem o título eleitoral e possam votar nas eleições desse ano. O procedimento pode ser realizado através da internet, no sistema Título Net. A medida é realizada em até 150 dias antes do primeiro turno das eleições. Durante esse período, o cidadão poderá resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.

Para efetuar a regularização, basta acessar o sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também no site é possível realizar a confecção da primeira via do título de eleitor.

Para tirar a primeira via, após informar a Unidade Federativa em que reside, você será informado sobre os documentos necessários (selfie segurando um documento de identificação; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos). Na página seguinte, em “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem, antes de tudo, conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, neste link. Em seguida, no sistema Título Net, insira as informações e os documentos solicitados e acompanhe o requerimento. 

Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (AndroidiOS).