O processo de inscrição para concorrer a uma das 221.790 vagas em universidades públicas de Ensino Superior teve início nesta terça-feira, 15. A primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) segue até a sexta-feira, 18. No total, são 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições.

Candidatos interessados em participar do processo devem verificar as vagas oferecidas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos referidos cursos. Além disso, para participar do certame, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021), obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os 10 cursos com maior oferta de vagas são Pedagogia, Administração, Ciências Biológicas, Matemática, Direito, Química, Física, Agronomia, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia Civil.

Conforme o cronograma, encerrado o período de inscrições, o resultado deve sair no dia 22. Entre 23 de fevereiro a 8 de março deverão ocorrer as matrículas. Após, em 10 de março ocorre a convocação dos selecionados por meio dessa lista.