Termina nesta quarta-feira, dia de 4 maio, o prazo para emissão da primeira via, regularização ou solicitação de transferência do título eleitoral. O procedimento pode ser feito pela internet ou presencialmente nos cartórios eleitorais.

A votação será realizada em 2 de outubro em todo o país e, caso necessário, o segundo turno ocorre no dia 30 de outubro. Neste ano, os eleitores vão às urnas para escolher o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, até o dia 27 de abril, Bento Gonçalves conta com 90.358 eleitores. A faixa etária dos 45 aos 59 anos representa 25% dos votantes; seguida dos 35 a 44 anos (21,7%) e dos 25 a 34 anos (19,3%).

Como proceder?

Pela internet, o Tribunal Regional do Rio Grande do Sul (TRE-RS) conta com uma plataforma de atendimento virtual – JE Digital -, onde eleitor pode obter todos os serviços disponibilizados nos cartórios eleitorais, como fazer o primeiro título, transferir a inscrição eleitoral para outro município, alterar dados pessoais e tirar certidões. Para isso, basta acessar o site www.tre-rs.jus.br e clicar em Atendimento.

No serviço “Consultar situação eleitoral” é possível verificar se está tudo certo para comparecer às urnas nas próximas eleições. Se o título de eleitor estiver regular, será possível votar mesmo que não tenha sido feito coleta biométrica.

Os bento-gonçalvenses que não conseguirem solucionar seu problema de forma virtual, podem ainda agendar o atendimento presencial, sem a necessidade de enfrentar fila, das 10h às 17h, pelo telefone (54) 3451-8688.

e-Título

Outra maneira de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é por meio do aplicativo e-Título. A ferramenta também pode ser utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições.

Para utilizar, é necessário fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma Android ou iOS.