Os nossos pés são muito complexos, são eles que alojam um quarto de todos os ossos do corpo, além de possuírem uma complexa rede de músculos, ligamentos e articulações. Os nossos pés são vulneráveis a ferimentos e doenças; existem descritas acima de trezentas condições patológicas dos pés. Por volta dos cinquenta anos de idade, os pés perderam cerca de metade da capacidade de absorção de choque conferida pelo panículo adiposo do pé (gordura da planta do pé responsável pela absorção dos impactos durante a marcha).

A podologia é uma área especializada em tratar as consequências das constantes agressões que os pés sofrem. O podólogo é um profissional que atua na área da saúde e sua formação lhe dá capacidade para tratar de casos em diferentes níveis de patologias. Conhecimento, atualização e, principalmente, estudo são os principais aliados do podólogo no decorrer da sua profissão.

Tal como em outras ciências da saúde, verificou-se nos últimos tempos uma grande evolução na qualidade e no tipo de serviços prestados nesta área, o que faz com que a definição anterior se torne insuficiente para caracterizar a Podologia no seu estado atual.

Esta evolução foi possível também graças à aplicação de novas tecnologias nos métodos de diagnóstico e aplicação de novos tratamentos, tornando a Podologia numa área da saúde altamente especializada, que nada tem a ver com simples tratamentos de estética, como algumas pessoas pensam, por falta de informação.

Assim, de forma mais rigorosa, pode-se definir Podologia como o ramo das ciências da saúde que tem por objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento dos processos patológicos do pé.

Muitas vezes, ao sentir dor nos pés, as pessoas acabam “tentando” resolver o problema por conta própria. Na maioria das vezes as pessoas que apresentam podopatias não procuram o especialista, por simples falta de informação, ou seja, desconhecem a existência de profissionais qualificados. Os problemas mais conhecidos dos pés e que são facilmente resolvidos por um podólogo são:

Unhas Encravadas;
Calos – Calosidade;
Verrugas Plantares;
Correção de unhas (órtese);
Fissuras (Rachaduras);
Micose;
Pés diabéticos;

Cuide bem de quem te aguenta o dia inteiro! Seus pés merecem um cuidado especial e com profissionais especializados para resolver seu problema!
Na Clínica Visualittè dispomos dos serviços de Podologia com a profissional Azelene Neuhaus. Agendamentos: 3055-4405/ 9629-0069 / 9107-0734 ( Whats).

Azelene Neuhaus