O Herpes Zóster é uma doença infecciosa que se apresenta com quadro de dor importante no trajeto onde as lesões de pele surgem. É causada por um vírus chamado Varicella- zoster, sendo popularmente chamada de “cobreiro”. Este vírus é o mesmo que provoca uma doença conhecida entre nós: a catapora ou varicela. Os indivíduos que tiverem passado pela catapora em qualquer momento da vida podem desenvolver o herpes zoster, pois o vírus fica alojado em gânglios no sistema nervoso. Até 20% dos pacientes com história de catapora na infância apresentarão pelo menos um episódio de herpes zoster durante a vida.

Acomete mais adultos que crianças, ocorrendo com mais facilidade em situações onde as defesas do organismo diminuem. Geralmente ocorre apenas uma vez, mas pode recidivar. Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão: idade acima de 50 anos, estresse físico ou psicológico, diabetes, câncer, quimioterapia, doenças crônicas, uso de medicamentos que deprimem a imunidade e HIV.

O diagnóstico das lesões é feito basicamente pela história e exame físico que são muito característicos. O quadro inicia com uma dor e/ou formigamento localizados e após cerca de um a dois dias aparecem pequenas bolhas com conteúdo líquido seguindo o trajeto dos nervos acometidos. Geralmente surge apenas de um só lado do corpo, sendo a face e o tronco as áreas mais comumente afetadas. Como a doença acomete o nervo podem acontecer fortes dores no local da lesão.

A transmissão da doença pode ocorrer com o contato com as lesões de pele e não por via respiratória. Pessoas que nunca tiveram catapora ou não foram vacinadas devem ter mais cuidado.

O tratamento para doença normalmente é realizado com medicamentos antivirais e analgésicos. As lesões de pele desaparecem em cerca de 10 dias. O importante é que na suspeita desta infecção o paciente seja avaliado por um médico o mais breve possível para evitar a principal complicação desta doença: a nevralgia pós-herpética, ou seja, a dor no trajeto do nervo que às vezes pode persistir por meses ou anos após a infecção.

Atualmente já existe no mercado uma vacina para herpes zoster que pode ser efetiva na prevenção e na redução das complicações da doença. Em pacientes acima dos 50 anos evidenciou-se uma diminuição de 70% do risco de desenvolver um novo episódio, podendo ser utilizada em pacientes que já tiveram a doença.

Dra. Juliana Gasperin e Dra. Ana Elisa Ioppi