Não é de hoje que as pintas e os famosos “sinais” são assunto de pauta de todos nós, não é mesmo? Seja pelo charme que costumava (e costuma) exibir, seja pelo perigo alarmante que desperta nas pessoas. A verdade é que nos dois casos a falta de informação pode ser crucial: se você não se importa com o aparecimento repentino de manchas no seu corpo, isso pode ser prejudicial à sua saúde.
Se você se importa demais, pode acabar se preocupando à toa, o que não é nada bom, viver preocupado não é nada saudável também. Para todos os casos, hoje vou te ajudar a se preocupar na medida certa. Vem comigo que eu te explico tudo sobre o assunto.

O que são pintas?

Bom, vamos começar do início. Para que você saiba quando, como e por quê se preocupar, você precisa antes de tudo saber o que são as pintas. De forma bem simples: as pintas são pequenos aglomerados de melanócitos. Estes, por sua vez, são células responsáveis por produzir melanina, o que fornece pigmento à nossa pele. Por motivos não tão claros ainda, por vezes, essas células se aglomeram e se unificam formando pequenas bolinhas sob a pele humana.
É importante lembrar que cada melanócito carrega consigo determinada quantidade de melanina que varia de uma célula para outra, podendo ocasionar diferentes cores de pinta na nossa pele.

Como identificá-las?

Geralmente as pintas são bem fáceis de achar e se reconhecer. Elas se espalham pela camada basal da nossa pele, que fica logo abaixo da epiderme (parte superficial da pele) e se desenvolvem até mais ou menos os 30 anos de idade.
Sua coloração varia em tons de castanho e como você já deve ter reparado elas são mais comuns em pessoas brancas além de, segundo especialistas, terem relação com a exposição solar.

Com o que devo me preocupar?

As pintas em sua maioria são benignas e não oferecem nenhum risco à sua saúde, porém em certos casos, justamente por não oferecerem aparente perigo, você deixa passar algumas delas que podem apresentar sérios problemas.
Um dos problemas mais conhecidos e perigosos relacionados a pintas é o Melanoma, mas você deve conhecer como Câncer de pele. As pintas nada mais são, neste caso, do que um sintoma, extremamente aparente e de fácil reconhecimento.
Para que você aprenda a não deixar passar essas pequenas “manchinhas do mal”, que podem gerar casos como o de Melanoma, a área da saúde usa uma regra bem fácil, que é muito simples, cada letra representa uma característica a ser verificada:

A – Assimetria: As pintas benignas apresentam uma simetria, ou seja, todas geralmente são igual em proporções e medida. Caso você observe uma pinta assimétrica, repartida em 2 ou 4 partes ,já é um sinal de alerta.

B – Bordas: As pintas apresentam um formato arredondado todo certinho, já percebeu? Quando se trata de algo maligno, apresenta um formato totalmente irregular e feio, nada fofo como geralmente é.

C – Cores: Como já disse antes, as pintas benignas apresentam variações de castanho em sua coloração. Geralmente as cores podem variar para muitas outras tonalidades quando oferecem perigo.

D – Diâmetro: Essa é muito simples. As pintas do seu corpo apresentam tamanhos até 6 milímetros, e como são quase todas iguais, elas têm o mesmo tamanho se você for parar para observar. Caso apareça alguma pinta maior que as outras, você deve começar a se preocupar. Procure um médico!

E – Evolução: Caso você observe que as pintas do seu corpo estão mudando de tamanho, cor e forma, isso pode ser um sinal de que a mesma não é como as outras e pode não ser benigna como elas, atente-se.

Como me prevenir de possíveis pintas malignas se transformarem em um problema maior?

Agora que você já sabe tudo sobre pintas, passe a utilizar o ABCDE para observar se está tudo certo com as pintinhas espalhadas pelo seu corpo, caso perceba algo diferente do normal e estranho procure um médico o mais rápido possível para diagnosticar se realmente há algum problema com a nova manchinha ou se foi só uma suspeita não confirmada. Caso seja descoberto algo maligno, não se preocupe, a medicina está avançada e com a tecnologia em dia, você vai ficar bem rapidamente.