O número mensal de atendimentos psicossociais na rede pública de Bento Gonçalves chegou a quatro mil, conforme informações do município. Semanalmente, cerca de mil pessoas buscam ajuda no Serviço de Atendimento Psicossocial (Caps) para tratar de situações voltadas à saúde mental. Somente neste mês de setembro, dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio, diversas ações foram realizadas.

De acordo com a coordenação do Caps, Bento Gonçalves realiza, em média, 980 atendimentos semanais voltados a questões psicológicas. No local, a população pode contar com uma equipe formada por profissionais capacitados para lidar com situações diárias. “Nos grupos terapêuticos semanais abordamos esse tema e ajudamos o paciente a ter estratégias de proteção, orientamos como buscar ajuda e em quais locais corretos de emergência. Nas consultas individuais realizamos uma avaliação criteriosa com estratificação de riscos”, explica a médica psiquiatra Graciela Sant‘Anna Perleberg.

A demanda por atendimentos sempre foi alta, conforme explica o coordenador do setor de Saúde Mental da Secretaria da Saúde, de Bento Gonçalves, Maurice Bouwary. Segundo ele, o amparo social e psicológico que os serviços públicos oferecem a quem esteja necessitando de ajuda é essencial para o apoio no tratamento. “A demanda daqueles que buscam o CAPS sempre foi e continua sendo alta, não apenas observando por uma questão quantitativa, mas prioritariamente qualitativa, já que estes locais buscam oferecer cuidado a indivíduos que possuem transtornos mentais de moderados a graves”, afirma.

Onde buscar ajuda em Bento Gonçalves

  • Unidade de Saúde distribuídas territorialmente no município;
  • Centros de Atenção Psicossocial – CAPS II, CAPS AD e CAPSi
  • UPA24h (exclusivamente para emergências e risco)
  • Centro da Valorização da Vida (CVV), através do número 188