Mais uma vez, o clima de incerteza toma conta do ambiente do Bento Gonçalves Futsal. Para o início da temporada 2017, a equipe ainda não sabe se poderá colocar às quadras o time adulto para a disputa da Série Ouro. Além disso, o projeto mantido há três anos pelo técnico Vaner Flores, com mais de 100 crianças, também está ameaçado.

De acordo com Flores, essa é a situação mais grave desde a sua chegada, em 2010. “Sempre lidamos com prazos apertados no início das temporadas, mas esse ano é o mais delicado”, lamenta.

Flores destaca, entretanto, que o poder público precisa olhar com carinho para os projetos desenvolvidos pelo BGF. Segundo ele, o clube já procurou a prefeitura e a secretaria de Esportes e espera uma resposta positiva. “Precisamos de um aporte financeiro para dar continuidade ao trabalho”, desabafa.

Segundo ele, o atraso na definição em relação às verbas não atrapalha o planejamento para o Estadual, já que o campeonato começa apenas em maio. “Mas, quanto antes definirmos a situação, seria melhor pro projeto. Entrar com o planejamento atrasado atrapalha muito”, destaca.

Escolinha também corre risco

Outra importante proposta do BGF também corre risco caso não haja aporte financeiro ao clube. Trata-se da escolinha de futsal do clube, que em 2016 atendeu mais de 130 crianças nos núcleos do Ginásio Municipal e do Madecenter (Ouro Verde). O projeto também é coordenado pelo treinador Vaner Flores.

Segundo ele, a escolinha, que retomou as atividades de 2017 no dia 15 de janeiro, conta até março com apoio do Pró-Esporte, programa de incentivo do governo do Estado do Rio Grande do Sul. No entanto, em função de entraves burocráticos e de alguns detalhes, o projeto não foi contemplado no último edital. “Precisamos de mecanismos que nos possibilitem atender sem o programa. O que vou fazer com mais de cem crianças que estou atendendo?”, questiona.

Enquanto aguarda definições, ele afirma que, enquanto houver possibilidades, vai seguir desenvolvendo os trabalhos. “Não vou desistir, porque o futsal é minha paixão”, finaliza o treinador.