A nova ponte de ferro, construída com recursos oriundos de doações particulares, ligando os municípios de Nova Roma do Sul e Farroupilha, já tem data para ser inaugurada. O corte da fita inaugural da estrutura ocorre no dia 20 de janeiro, a partir das 9h30min. A informação foi confirmada pelo prefeito Douglas Pasuch.

Desde o dia 4 de setembro, quando a estrutura antiga foi levada pelas águas do Rio das Antas, não há acesso entre os dois municípios. Com isso, motoristas precisam buscar outras rotas, aumentando a distância e o tempo de estrada.

Após a inauguração oficial, o tráfego na ponte de 124 metros de extensão, será liberado às 17h.

Desde o final do ano passado, toda a parte estrutural foi finalizada, aguardando apenas a concretagem e pavimentação, que deve durar ainda até a próxima semana.

Governo do RS projeta outra ponte no local

Ainda sem data prevista, uma nova ponte deverá ser construída nas proximidades da atual. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), diferente da estrutura reconstruída, a nova ponte será cinco metros mais alta e em formato diagonal, o que impede a grande pressão contra a água em caso de novas enchentes. Além disso, por ser diferente, a extensão também será maior, tendo 180 metros de comprimento.

A previsão é de que sejam gastos cerca de R$ 25 milhões para construir a nova ponte.

Foto: Divulgação