Guindastes colocaram sobre pilares de concreto a segunda estrutura metálica, do lado de Nova Roma. Previsão é que a travessia seja entregue ao trânsito de veículos ainda no primeiro mês de 2024

O içamento da segunda estrutura metálica da ponte sobre o Rio das Antas, ligando os municípios de Farroupilha e Nova Roma do Sul, foi concluído nesta semana e, agora, a empresa responsável pela reconstrução da travessia deve executar a concretagem da pista de rolamento, até esta sexta-feira, 29 de dezembro.

A primeira parte da estrutura de metal foi erguida sobre os pilares de sustentação da ponte que foi levada pelas águas na enxurrada do começo de setembro no final de semana passado. A ponte de ferro que ruiu há quase quatro meses era a principal ligação entre os dois municípios, na ERS-448, empregada no escoamento de cerca de 90% da produção de Nova Roma do Sul, onde moram pouco menos de 3.500 pessoas.

A reconstrução da ponte, no mesmo estilo da que foi destruída pelas águas do Rio das Antas, está sendo viabilizada pela Associação Amigos de Nova Roma do Sul. O movimento, que envolve empresários e lideranças da comunidade, especialmente produtores rurais, arrecada recursos para bancar a obra. Serão mais de 400 toneladas entre as partes metálicas e de concreto. O trabalho está sendo executado por mais de 20 trabalhadores.