Na última sexta-feira, 4 de março, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Caxias do Sul foi verificar uma situação, posteriormente registrada em boletim, de mau cheiro e alteração na coloração da água de um arroio em Farroupilha.

A corporação recebeu diversas denúncias de moradores do distrito de São Marcos e foram checar o local, juntamente com fiscais da Fundação Especial de Proteção Ambiental (Fepam) de Farroupilha. Ao chegar lá, foi constatado que uma empresa estava realizando o lançamento de efluentes líquidos não tratados em diversos pontos, diretamente no solo. Isso estava consequentemente atingindo o arroio no qual os residentes reclamavam da mudança de situação.

Por conta disso, os fiscais da Fepam realizaram uma medida administrativa cautelar com o objetivo de suspender o recebimento da matéria prima pela empresa em questão. Já os policiais do Batalhão Ambiental encaminharam um boletim de ocorrência para investigação da polícia judiciária e promotoria de justiça do município.