Iguaria típica da culinária italiana será servida de diversas formas. Além disso, público terá a oportunidade de aprender a receita

O sábado, 15 de julho, promete ser de muita alegria e farta gastronomia para a comunidade e visitantes que se deslocarem ao pequeno município de Pinto Bandeira. Uma iguaria típica da culinária italiana será servida na sopa, frita ou enxuta com molho, atraindo os olhares de muitas pessoas: o capeletti.

A receita, trazida pelos imigrantes italianos, é um grande sucesso em toda a região e também fora dela. Antigamente, a sopa de capeletti era considerada um prato fino, servido na maioria das vezes aos domingos, quando a família se reunia.

A iguaria se tornou popular nos últimos anos, sendo o prato principal das festas nas comunidades. O curioso é que há pelo menos 140 anos a massa recheada, acompanhada de um delicioso caldo feito à base de galinha de colônia e temperos, faz parte da mesa dos descendentes de imigrantes italianos.

Diante de tanta pompa, a Prefeitura de Pinto Bandeira promove o 1º Festival do Capeletti, visando dar a importância merecida a um elemento que construiu e continua construido história.

O protagonista do evento será preparado e servido em diversas formas: sopa (brodo) de capeletti, capeletti com caldo de legumes, capeletti no pão, capeletti frito e até capeletti doce.

O visitante poderá, ainda, degustar os nobres vinhos, espumantes e sucos elaborados em Pinto Bandeira, como também apreciar e adquirir peças do artesanato produzido pelos moradores do município.

O Trentino estará à disposição para levar os visitantes para um passeio pelo entorno da cidade, vislumbrar as belas paisagens, incluindo o florescer dos pessegueiros. Uma abertura solene com a presença de autoridades e o lançamento da 6ª Festa do Pêssego, com apresentação dos trajes oficiais das soberanas, além de apresentações culturais, também fazem parte da programação.

Conforme o prefeito Hadair Ferrari, a ideia do Festival partiu da Secretaria de Turismo do Município. “A ideia é valorizar aquilo que é cultura, que é tradicional para nós. Vamos ter o envolvimento de todas as comunidades, dos estabelecimentos locais, todos trabalhando em prol do que sabe fazer melhor com o capeletti: no pão, na sopa, cozido com molho, frito, de todas as formas. Vamos aproveitar também para apresentar os trajes das Soberanas da 6ª Festa do Pêssego e, ainda, abrir a divulgação oficial da Festa, que será de 11 a 14 de janeiro de 2024”, afirma.

A secretária responsável pela pasta do Turismo, Angelita Pavan Poloni, ressalta que um dos objetivos é mostrar ao visitante algumas particularidades de Pinto Bandeira. “Temos um território pluricultural, mas que mantém vivas as características da cultura e tradição italianas, as cantorias, as festas alegres e a farta gastronomia, que reunia famílias, amigos e comunidades para celebrar a vida, as conquistas e as bênçãos recebidas. O brodo com o capeletti era o prato dos momentos particularmente especiais. Foi neste sentido que se idealizou o Festival do Capeletti. Esperamos que todos que prestigiarem o evento tenham uma bela e rica experiência”, frisa.

A intenção do município é de que o Festival do Capeletti seja realizado anualmente.

Programação

9h: Abertura
9h às 10h: Participação de integrantes do 10° Rally dos Vinhedos
10h30min: Protocolo oficial com a participação das autoridades
11h: Apresentação do trajes oficiais da Corte e lançamento da 6ª Festa do Pêssego
11h30min: Oficina de confecção de capeletti (SEGH/Senac) e oficina de confecção de ‘dressa’ (Artesanato Flor de Pessegueiro)
12h: Apresentação do Grupo Urta com la Pansa
13h: Apresentação do Grupo Nani
14h: Apresentação Coro de Canarinhos de Pinto Bandeira
15h: Oficina de confecção de capeletti e oficina de confecção de ‘dressa’
15h30: Show com a Banda Nova
17h: Show com a Banda Vera Loca

Texto: Mônica Rachele