Oficina começou a ser ministradas na última sexta-feira, 5 de maio, e seguirá ocorrendo semanalmente na Aapecan de Bento Gonçalves

Construir uma boa relação entre o corpo, a mente e o espírito de uma pessoa é o principal foco do Yoga, uma disciplina milenar que tem sua origem na Índia. Os ensinamentos dessa arte tão antiga atravessaram os oceanos até finalmente chegarem na Associação de Apoio à Pessoas com Câncer (Aapecan) – Unidade de Bento Gonçalves. Na entidade, essa atividade se tornou uma oficina, disponibilizada para todos usuários e seus familiares, como forma de acolhimento para aqueles que enfrentam diariamente o tratamento contra o Câncer. 

A professora e orientadora das aulas, Magali Zelinheves, ficará à frente da execução e ensinamento dos exercícios. A primeira lição foi ministrada na última sexta-feira, 5 de maio, e seguirá ocorrendo semanalmente, sempre nas sextas à tarde. Atualmente, a unidade comporta até dez alunos por aula, portanto, é importante marcar a presença com antecedência. Somente os usuários cadastrados na entidade, e seus familiares, podem participar da oficina. 

Segundo a instrutora, essa disciplina não está ligada a nenhuma religião. “É voltado a saúde. Yoga significa ‘união’,é mente, corpo e alma. Às vezes, só precisamos equilibrar tudo para que possamos viver bem dentro de nossas questões diárias”, pontua. Após introduzir a teoria aos usuários, Magali iniciou um aquecimento, seguido das primeiras posições. 

De acordo com ela, aqueles que fundaram esse estilo de exercício se inspiraram em animais ao seu redor. Por conta disso, muitas das posições imitam algumas criaturas comuns da fauna, tudo em prol de relaxamento físico, controle de respiração e desenvolvimento de equilíbrio. Durante a primeira aula, os participantes fizeram poses com referências ao rinoceronte, jacaré, vaca e até mesmo a uma árvore. 

Magali se voluntariou para dar as aulas, pois foi nessa arte indiana que ela encontrou conforto após a morte de sua mãe, que foi usuária da Aapecan até julho de 2022. “Depois que minha mãe faleceu eu fui atrás de respostas e o Yoga me tirou muitas dúvidas, me deu muita força, me fez muito bem, tanto psicologicamente quanto fisicamente”, esclarece

Kelly Vanessa de Almeida Visintainer está na Aapecan há alguns meses, mas já aproveita o máximo de atividades que pode na unidade de Bento Gonçalves, inclusive a mais recente delas: o Yoga. “Eu achei maravilhosa [a primeira aula]. Pretendo voltar para a próxima, pois esse exercício me fez perceber que tenho muita falta de equilíbrio. Meu corpo está inerte e preciso me exercitar. A professora ensinou até mesmo uma respiração para dormir, que vem surtindo efeito”, destaca. 

Todas as aulas ocorrem na própria unidade da Aapecan de Bento Gonçalves, na Rua Avaí, nº 89, bairro Maria Goretti. Aqueles já cadastrados podem entrar em contato com o (54) 3055-9400 para mais informações sobre a oficina. Caso esteja em tratamento contra o Câncer e queira mais informações sobre registro com a entidade, também pode nos contatar com o mesmo número. 

Fonte e fotos: Aapecan