Contornada por praias semidesertas com areia branca e fina, mata virgem e grandes manguezais, a península de Maraú tem como epicentro a vila de Barra Grande. É ali que está a maioria das pousadas, bares e restaurantes da região que se espalham por sossegadas ruas de terra.

O astral se mantém rústico e exclusivo graças ao acesso restrito – apesar das melhorias na estrada, a melhor maneira de chegar é de barco, pelo rio Acaraí. As embarcações partem do porto de Camamu e a viagem dura entre meia hora e uma hora e meia. Além das roupas de banho e do protetor solar, é fundamental incluir dinheiro em espécie na bagagem, uma vez que não há caixas eletrônicos na península.

Os 40 quilômetros de praias convidam a caminhadas e passeios de jardineira. Todos os caminhos, porém, levam à Taipu de Fora, uma faixa de areia dourada e salpicada de coqueirais que se transforma em uma piscina natural na maré baixa. A apenas um quilômetro da costa, os aquários abrigam peixes coloridos e muitos corais. Além de mergulhar, vale a pena lagartear nas espreguiçadeiras dos bares ali instalados. Fique atento, porém, ao relógio – o pôr do sol na praia de Barra Grande é imperdível.  

Passeios de barco apresentam outra faceta da península. Os tours pelas águas calmas da Baía de Camamu – um paraíso para velejadores – circulam pelos manguezais e levam a ilhas e à cachoeira do Tremembé, com cinco metros de queda.

O que fazer por lá?

  • Aproveitar as praias

Taipu de Fora: O cenário remete ao paraíso – mar azul claro, areia dourada e uma fileira de coqueiros a perder de vista – e pode ser apreciado das espreguiçadeiras dos bares. O melhor de Taipu, porém, é a imensa piscina natural formada na maré baixa, a um quilômetro da costa. Basta uma máscara e um snorkel para se encantar com peixes coloridos e formações de corais. A praia fica a 7 km da vila e o acesso é por jardineira (o ponto fica próximo do atracadouro de Barra Grande) ou a pé, em caminhada de cerca de duas horas pela costa.

Cassange: Perfeita para relaxar, a praia de Cassange tem lagoa, coqueiral, vegetação de restinga e poucas barracas. O mar é de tombo, mas em alguns trechos permite o banho. Fica a 13 km da vila e a pedida é ir de quadriciclo.

Barra Grande: É na praia de Barra Grande que atracam as embarcações que chegam de Camamu. Tem águas mansas e é contornada por bares, restaurantes, pousadas e currais de peixe. É o melhor lugar para apreciar o pôr do sol.

Saquaíra: Sossegada e com águas calmas, a praia de Saquaíra é indicada para famílias. Apesar de contar com pousadas, não tem quiosques. Fica a 20 km da vila.

Arandis: Contornada por fazendas de coco, a praia de Arandis é praticamente deserta e com excelentes pontos para banho. Não tem estrutura de barracas. Fica a 25 km da vila.

Algodões: Afastada, a praia de Algodões fica vazia até mesmo na alta temporada. Frequentada por pescadores, tem barreiras de corais e pousadas simples. Fica a 30 km da vila.

Praia da Bombaça: A praia preferida dos surfistas tem ondas fortes, orla preservada e nenhuma infraestrutura. Fica a 5 km da vila.

Três Coqueiros: Boa para banhos e afastada do movimento, Três Coqueiros é uma boa opção para quem viaja com crianças – não deixe de trazer água e lanche, uma vez que a estrutura é mínima. Fica a 2 km da vila.

  • Fazer um Jeep Tour

Os passeios de jardineira – na verdade, jipes antigos com caçamba adaptada – levam a todas as atrações terrestres da península num único tour: mirantes panorâmicos (morros do Celular e do Farol), Lagoa Azul e piscinas de Taipu – com paradas para mergulho e degustação de pastéis de sururu, siri, caranguejo… Os motoristas ficam todos os dias no ponto das jardineiras, na vila de Barra Grande, próximo ao píer.

  • Passear de barco pela Baía de Camamu

A Baía de Camamu é um paraíso para velejadores, que aproveitam as águas calmas para deslizar de um lado para o outro. Os passeios de barco oferecem duas opções: ilhas da baía; e cachoeira do Tremembé. Há inda a alternativa de juntar os dois tours.  Boa parte das viagens é feita em meio aos mangues.

  • Curtir os bares da praia

Os beach clubs, tradicionais nas praias da Europa e que começam a marcar presença no Brasil, já chegaram à Península de Maraú. Em Taipu de Fora tem o Buda Beach e o Bar das Meninas; em Barra Grande, o Café de la Musique. Em ambos, ambiente lounge com sofás, espreguiçadeiras e música ao pôr do sol.

Fonte: www.feriasbrasil.com.br

Fotos: Nino Franco