A Cascata das Andorinhas, também denominada Gruta das Andorinhas, é um lugar mágico, que forma um belo cenário natural. A beleza natural fica no município de Rolante RS, na região do Vale do Paranhana. Pouco conhecida até mesmo pelos Gaúchos de outras regiões, esta belíssima cachoeira merece uma visita.

As rochas esculpidas pela água ao do tempo formaram um pequenino cânion. A queda d’água vem entre as árvores e despenca na galeria rochosa e junto com os raios de sol completam o incrível cenário.

A Cascata das Andorinhas é chamada também de Gruta das Andorinhas. Este nome foi dado porque o local e morada destas aves. O riacho corre na parte de cima, entre a vegetação e despenca entre estreitas paredes de pedra formando o pequeno cânion.

As paredes escuras das rochas apresentam cores variadas. Os tons são de verde e amarelo devido à presença de musgo, criados pela umidade do local. O toque final acontece quando os raios de sol penetram pelas fendas iluminando parte do interior da gruta.

Como chegar à Cascata das Andorinhas de Rolante

O local fica a 136 km de Porto Alegre e 170 km de Bento Gonçalves. A cascata se localiza a 20 km do centro da cidade de Rolante. O trajeto do centro da cidade até o início da trilha é muito bem sinalizado. Saindo da cidade, basta seguir pela RS-239, rumo a Riozinho, por 9 km. Neste ponto há uma comunidade, onde está a encruzilhada para estrada do Chuvisqueiro, onde você deverá virar à esquerda. Há placa sinalizando, no local.

Neste ponto começa a caminhada até a cachoeira e gruta das Andorinhas. O total da caminhada é de 900 metros (1,8 km ida e volta). O primeiro trecho de 600 m é por uma estrada no meio do mato e o restante pela borda e pelo leito do rio.

Observação importante: Após seguir um trecho na estrada haverá uma bifurcação, siga o caminho da esquerda que leva até o rio. Depois basta seguir ao lado dele.

O trecho final é úmido e você terá que atravessar o riacho duas vezes e passar por entre pedras. É difícil passar sem molhar os pés ou embarrar os calçados. Mas vale muito a pena! O lugar é um espetáculo.

Nota: Evite ir após dias seguidos de chuva, quando o rio pode estar cheio, tornando o acesso ao local perigoso. O melhor momento para a visita é entre as 10h e 14h. Neste horário aproximado, os raios de sol criam fachos de luz no interior da gruta, criando um efeito incrível.