Em Bento Gonçalves, 11 candidatos disputam as cinco vagas em aberto

As eleições que vão definir os novos conselheiros tutelares em todo o Brasil vão utilizar, pela primeira vez, a urna eletrônica para o processo. Marcado para o dia 1º de outubro, o equipamento será responsável pela eleição de mais de 30 mil membros escolhidos pela população. Em Bento Gonçalves, 11 candidatos disputam as cinco vagas em aberto.

O pleito ocorre, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da chamada eleição parametrizada ou comunitária, tratando-se de um pleito não oficial de instituições públicas ou particulares, com utilização do sistema eletrônico de votação, a título de empréstimo.

Neste ano, a escolha será apenas de um único candidato por eleitor. Em outras ocasiões, poderiam ser selecionados cinco candidatos por voto. Responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes, os conselheiros tutelares são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial.

Em Bento Gonçalves, os cinco conselheiros tutelares eleitos receberão salário de R$ 3.059,16, além de vale alimentação de R$ 494, bem como todos os direitos trabalhistas, como FGTS, férias e 13º salário. Os recursos virão do município, mas os conselheiros não terão vínculo empregatício como funcionários públicos municipais. O mandato será de quatro anos e a carga horária de trabalho é de 40 horas semanais. 

Fonte: Antônio Augusto – Ascom TSE