O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira, 29, que pretende criar um novo ministério, cujo objetivo é auxiliar aos empreendedores. A informação é dada um dia antes da divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de julho. Durante sua participação no programa “Conversa com o Presidente”, Lula afirmou que está conversando com lideranças para propor a criação de uma pasta que cuide da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais.

A medida é vista também como uma forma de acomodar membros do Progressistas e do Republicanos dentro do governo, já que há esse indicativo de apoio ao petista. Apesar de não indicar nenhum nome que poderia comandar o ministério, o petista garantiu que a ideia deverá avançar. “Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do ministério da pequena e média empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, afirma.

A criação da pasta, segundo o chefe do Executivo Nacional, seria um forma de dar ferramentas para ajudar quem pretende empreender.