Agremiação bento-gonçalvense viaja a Florianópolis/SC com três times para torneio


O maior torneio de futsal de categorias de base da região Sul do Brasil inicia na tarde de quarta-feira, 12. Entretanto, é na quinta, 13, que entra em quadra a Associação Atlética Pé na Bola Futsal (AAPF), representante de Bento Gonçalves no torneio que reúne cerca de 140 equipes da modalidade no estado de Santa Catarina.

O tradicional torneio que chega a sua nona edição contará com times de todo o Brasil, além de participantes originários da América Latina. Conforme dados prévios da organização do evento, espera-se a participação de 2850 jovens atletas, além de membros de comissão técnica das escolas formadoras. Uma das participantes é a AAPF, que integrará o torneio pela primeira vez. A agremiação bento-gonçalvense vai ao estado vizinho com três equipes: Sub-10, Sub-11 e Sub-15.

De acordo com o técnico dos representantes mais velhos, Bernardo Marini, o ingresso ao torneio terá impacto positivo para todos os envolvidos. “Nós sabemos que para evoluir precisamos visar a maiores patamares. Ao jogar uma competição de nível internacional, vamos garantir uma grande vivência para nossos alunos e ainda evoluir como instituição. Afinal, são poucas as escolinhas que conseguem disputar um torneio com um nível desses”, analisa.

Um sonho antigo

A participação na Copa do Brasil foi atrasada para 2018. Isso porque a ideia da equipe era disputá-la ainda no ano passado, porém foi impossível viabilizar financeiramente a disputa. Para este ano, uma série de ações foram promovidas para garantir a inscrição dos meninos. “Nós fizemos um almoço para que conseguíssemos pagar o transporte com ônibus. O fardamento que utilizaremos é novo e foram obtidos com o patrocínio de empresas parceiras”, explica Marini, que ainda cita uma força importante: “os pais foram os que mais ajudaram. Foi fundamental o apoio que eles nos deram para conseguirmos isso”.

A Associação Atlética Pé na Bola Futsal estreia Copa do Brasil ao longo desta quinta-feira. As três categorias farão seus jogos inaugurais no segundo dia de duelos. Segundo Bernardo Marini, o retorno aos que integram o time de Bento Gonçalves não acontecerá apenas no âmbito esportivo. “Acredito que seja uma preparação para atleta e cidadão. Para os pequenos, passar quatro dias longe de casa necessita de disciplina e concentração. Isso também é importante”, observa.

O time Sub-15 comandado por Marini entra em quadra às 18h para enfrentar o AJAP/Peregrinos (São José/SC). Comandados pelo técnico Nórton Correia, os atletas do Sub-10 e do Sub-11 jogam mais cedo. Os mais novos jogam às 10h20min contra o Juventude Futsal (Águas Claras-DF) e na sequência, às 13h40min atua a equipe Sub-14 da AAPF contra a APAFF (Florianópolis/SC). A organização do evento indica a transmissão dos confrontos via internet.