Com grupo repleto de jogadores experientes, alviazul tentará retornar à elite do futebol do Rio Grande em 2020


Na tarde de quinta-feira, 13, Clube Esportivo divulgou a lista dos 25 jogadores que estarão presentes no início da pré-temporada de preparação para a Divisão de Acesso de 2019. Para o começo da competição estadual, a comissão técnica alviazul — que também teve sua estrutura pessoal apresentada — contará com 25 jogadores de experiência considerável no futebol.

O grupo de atletas anunciados foi formado pelo departamento do futebol do clube. Encabeçado pelo vice-presidente de futebol Guilherme Salton, o clube também apresentou a comissão técnica corresponsável pela montagem do elenco. Conforme anunciado previamente, Carlos Moraes será o técnico; ele será auxiliado por Márcio Ebert (vindo do trabalho de categoria de base). Os preparadores de goleiros e físico serão Emerson Bohm e Gustavo Correa, respectivamente.

O grupo de atletas que atuará com a camiseta bento-gonçalvense não terá grande número de remanescentes que atuaram na Divisão de Acesso deste ano. Da temporada 2018, na qual o Esportivo parou nas quartas de final ao ser eliminado pelo Pelotas (que viria a conquistar uma das vagas de acesso à elite), permanecem três. Retornam à Montanha dos Vinhedos os volantes Robert e Renan Pedrada; além do atacante Vinicius Martins, que foi um dos destaques do alviazul na reta final da competição atuando pelos lados do campo sob o comando de Cristian de Souza.

Base para equilibrar

O elenco para a Divisão de Acesso é majoritariamente formado por atletas com vasta experiência. É o caso dos centroavantes Nena e Zulu, de 36 e 35 anos, respectivamente. Na mesma faixa de idade estão o zagueiro Jonas e o volante Nunes (que assim como Zulu, volta a ser jogador do Esportivo).

De acordo com o técnico Carlos Moraes, o elevado índice etário é parte de uma estratégia da comissão técnica. “Formamos um grupo que nos permite algumas possibilidades em termos técnicos e táticos, primando por ter uma equipe competitiva e que consiga se impor nas diferentes situações que irá encontrar na disputa pela vaga na elite”, acredita, destacando a vivência da competição estadual de muitos dos contratados.

Os integrantes do alviazul mais experientes são o goleiro Jonatas e o meio campista Athos, ambos com 38 anos. Para compensar este fator, alguns jogadores das categorias de base integram o grupo (veja abaixo).

Comissão técnica e o grupo de jogadores se apresentam oficialmente no dia 3 de janeiro na Montanha dos Vinhedos.


Foto: Lucas Delgado