Ao contrário do que foi projetado no início do ano, a competição terá apenas uma divisão para a próxima temporada


A Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA) já planeja a temporada de 2019 para a modalidade no estado. Na tarde de sábado, 15, será realizado em Porto Alegre o sorteio dos grupos do Campeonato Gaúcho da próxima temporada, bem como a explanação completa sobre o regulamento que será aplicado ao longo das disputas entre as equipes da modalidade esportiva do Rio Grande do Sul.

Ao contrário do que foi especulado pela FGFA ao longo da atual temporada, o futebol americano gaúcho não terá duas divisões. Devido ao grande número de equipes criadas nos últimos anos e para evitar o inchaço de participantes ocorrido em 2018, a medida poderia ter sido tomada. Entretanto, este cenário não será colocado em prática, já que haverá apenas uma divisão formando o Campeonato Gaúcho de Futebol Americano de 2019.

De acordo com o regulamento divulgado pela FGFA, os inscritos formarão três grupos. Um deles será composto por quatro equipes e os outros por três. Com isso, dois times serranos que estavam no aguardo das definições já têm conhecimento que estarão no torneio. Em um primeiro momento, Bento Gonçalves Snakes e Carlos Barbosa Ximangos precisariam passar por uma repescagem para conseguir atuar na elite estadual. Agora, há confirmação que estarão no torneio único do primeiro semestre no estado.

O Campeonato Gaúcho de 2019 não terá o mesmo número de equipes do ano corrente. A redução dá-se por diversos motivos, como, por exemplo, a fusão do Cruzeiro Lions e do Armada Futebol Americano — ambos de Porto Alegre e que haviam garantido vaga na elite caso fosse adotado o sistema de duas divisões —, bem como a desistência de algumas equipes. Se neste ano entraram em campo 18 agremiações, para 2019 estão confirmados 10 programas de futebol americano.

O evento promovido pela Federação Gaúcha de Futebol Americano será realizado às 17h no Gaúcha Sports Bar, na capital do estado.

Temporada 2018

Em 2018 o estadual foi dividido em etapas. Em um primeiro momento, foram realizados jogos classificatórios para as equipes menos experientes e que estreavam na modalidade. Foi o caso de Viamão Raptors, Gravataí Spartans, Canoas Jaguars e Buriers Football (São Leopoldo).

Classificados, Raptors e Buriers se juntaram a outros 10 times para formar a fase de grupos, que encaminharam seis equipes aos playoffs, onde encontrariam o então campeão e vice, Santa Maria Soldiers e Juventude FA.
A partir daí, foram avançando os clubes que venciam os confrontos eliminatórios até a final, formada pela equipe de Santa Maria e o Porto Alegre Gorillas, que debutava em decisão estadual. Os santa-marienses ergueram a taça pela quinta vez.

Representantes da Serra Gaúcha, o Bento Gonçalves Snakes e Carlos Barbosa Ximangos não conseguiram classificação na primeira fase e deram adeus após três jogos (uma vitória e duas derrotas para ambos). O Juventude FA, de Caxias do Sul, parou na semifinal para o Gorillas.