Projeto deve ser iniciado assim que o processo licitatório for concluído

Quem circula pela Via Trento, no Vale dos Vinhedos, interior de Bento Gonçalves, encontra uma comunidade composta por muitas residências, mas também por grandes empreendimentos. Anualmente, cerca de 368 mil turistas visitam o roteiro. Por isso, objetivando melhorar a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos visitantes, a prefeitura anunciou que o local vai ser contemplado com uma revitalização.

O projeto, que foi apresentado para a comunidade no início de dezembro de 2021, deve iniciar nas proximidades da Capela das Neves e ser finalizado na Giordani Gastronomia, compreendendo, aproximadamente, quatro quilômetros de extensão.

Projeto deve iniciar nas proximidades da Capela das Neves

De acordo com a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) Melissa Bertoletti, dentre as melhorias, o projeto prevê pavimentação de calçada em local especifico, determinado em projeto (acesso à Capela das Almas). “O serviço inclui pedras de basalto serrado, sinalização horizontal e vertical, trocas de lâmpadas e braços dos postes de energia existentes e inclusão de novos mobiliários, incluindo postes de iluminação, lixeiras, bancos e canteiros com vegetação”, afirma.

Melissa salienta que muitos dos visitantes circulam a pé ou de ônibus pelo roteiro turístico, necessitando de paradas especificas, seguras, que não estejam direto no acostamento da via pública. “Com isso, é de fundamental importância proporcionar segurança necessária, tanto para os moradores quanto para os visitantes, com a qualificação do passeio público (piso intertravado), ofertando segurança na mobilidade dos pedestres, com observância as especificidades locais do município”, explica.

Para que tudo isso se torne realidade, anteriormente foi realizado um levantamento “in loco”, com medições, planilhas e fotografias. “A finalidade do estudo é aliançar o projeto executivo. Toda vegetação e mobiliário estão contemplados no plano de turismo municipal, ou seja, são específicos para o distrito do Vale dos Vinhedos”, esclarece.

O projeto, que vai ter investimento total de R$1.399.293,77, deve ser iniciado assim que o processo licitatório foi concluído.A licitação é a concorrência 042/2021, está em prazo de recurso”, garante.

Ao final, com a revitalização concluída, Melissa afirma que espera alavancar o fluxo de visitantes na rota. Por meio da facilidade de acesso, segurança e melhorias no passeio e mobiliário específico, bem como o aumento da atratividade, com a construção destas melhorias que será, também, um novo atrativo turístico, proporcionando, ainda, segurança na chegada ao roteiro mais visitado da cidade”, finaliza.

Moradores comemoram

O empresário Marcos Giordani avalia com muita positividade as futuras mudanças. “Vai ser maravilhoso para nós. Sem dúvidas, vai dar uma cara nova para a nossa localidade, para toda comunidade em si. Vai favorecer bastante, principalmente à noite, onde temos bastante dificuldade com iluminação, vai dar mais segurança para os pedestres, porque tanto turistas quanto moradores locais utilizam a via para fazer caminhadas, então, vai dar uma segurança muito grande”, analisa.

Além disso, Giordani destaca que o local vai ficar ainda mais belo. “Vai deixar o destino mais bonito, porque junto com essa revitalização, vamos ter novas paradas de ônibus, lixeiras todas padronizadas, esse já é um projeto mais longo, do qual venho fazendo parte há bastante tempo e agora está começando a ganhar forma. Para nós, isso é muito bom, ficamos muito felizes com esse lançamento e estamos aguardando para que tão breve saia do papel e se torne realidade. Tudo que é bom para a comunidade é bom para o turista também” destaca.

A agricultura Maria Titon, 78 anos, reside na Via Trento há 56. Durante as mais de cinco décadas em que vive no local, acompanhou de perto o desenvolvimento do espaço. “Mudou demais nesse tempo. Uma época não tínhamos nada aqui, nem ônibus, nem energia elétrica”, lembra.

Questionada sobre a revitalização, Maria afirma que recebeu com felicidade a notícia. “Teve uma reunião para falar sobre isso, mas não participamos. Depois, fomos avisados. Fiquei feliz. Vai ser bom, porque não dá nem para caminhar na estrada com o movimento que tem por aqui. Tem de ser feito mesmo”, diz.

Maria comemora também a instalação de novos abrigos de ônibus, já que utiliza o transporte público. “Faz dias que não saio, mas ando de ônibus sim, então, os abrigos vão ser muito bons, no inverno um abrigo fechado ajuda”, salienta.

Alice Bragagnollo, 66 anos, reside e empreende no local. “Moro aqui desde 1980. Antigamente, aqui era estrada de chão. Quando compramos o terreno e construímos a casa, esperávamos que fizessem o calçamento, por causa da poeira. Foi feito ali por meados de 1997”, recorda.

Sobre as melhorias que serão feitas , Alice acredita que vão ser boas. “Achei legal, as calçadas são necessárias, o que vem para somar é sempre bem-vindo. As lixeiras também são importantes, deveriam ser padronizadas e acho que vão ser. As paradas de ônibus praticamente não têm e são sem proteção”, avalia.