Segundo secretário adjunto da Saúde, devido à vacinação, as contaminações registradas não estão se revertendo em ocupação de leitos hospitalares

Depois de um 2021 turbulento em relação à Covid-19, com elevação extrema dos casos positivados e grandes picos de internações em leitos hospitalares comuns e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o final de ano pôde ser mais tranquilo, após redução significativa nas notificações de novos pacientes. Depois das comemorações de Natal e Ano Novo, festas e reuniões de família, os casos de Covid-19 aumentaram.

Até o fechamento desta edição, Bento Gonçalves registra 437 casos ativos, com o total de 23.514 confirmados, 22.670 curados e 407 óbitos. Segundo o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gilberto Junior, não é possível afirmar que o aumento no número de casos se deu por conta das viagens realizadas pela população no final de ano. “O que podemos falar é que tivemos aumento do fluxo de pacientes nas nossas unidades, grande maioria com sintomas gripais na primeira semana de 2022”, menciona.

Sobre os próximos feriados, como o Carnaval, por exemplo, também não há como realizar nenhuma constatação antecipada, segundo o adjunto da pasta. “Não temos como afirmar, o que precisamos é seguir com os protocolos e cuidados. Além da população seguir com a vacinação”, salienta.

Apesar do crescimento de positivados, o número de leitos ocupados por pacientes Covid-19 não teve aumento significativo. Atualmente, são 433 pessoas em isolamento domiciliar, duas fazendo tratamento em leitos hospitalares e uma em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Junior destaca que esse é o ponto positivo. “As contaminações registradas neste início de ano não estão revertendo para internações hospitalares e, com certeza, o sucesso disso é por conta da porcentagem de habitantes vacinados em nosso município”, assegura.
Daqui para frente, segundo ele, a SMS está confiante de que este número tende a diminuir. “A variante Ômicron é mais infecciosa, porém menos agressiva. Estimamos cerca de 15 dias ainda nessa situação de aumento em pacientes contaminados”, acredita.

A respeito de uma nova onda em 2022, tão perigosa quanto a vivida em 2021, Junior sublinha que é imprevisível. “O coronavírus é uma doença que tem uma mutação genética muito alta, então não temos como projetar. Temos as variantes e precisamos combatê-las com as diferentes estratégias de redução da contaminação em massa e isolamento de contaminados”, sustenta.

O secretário adjunto também esclarece que o número de vacinados no município, atualmente, é bem expressivo. “Dá a condição dos nossos setores avançarem em algumas áreas e estabilidade a nível de internação hospitalar. Embora tenhamos feito grandes campanhas e diversas estratégias, nossa Secretaria pretende vacinar todos os pacientes que ainda não fizeram suas imunizações de reforço, segunda dose, e até mesmo a primeira. Enquanto houver vacina em nossos locais de apoio, seguiremos fortes e operantes até fecharmos o esquema vacinal de todos bento-gonçalvenses”, conclui.