Celebrações iniciam hoje, 31 de maio, e seguem até o dia 12 de junho, sempre às 18h, com transmissão pelas redes sociais, rádios e TVs locais

A Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves dará início à Trezena da 145ª Festa de Santo Antônio, nesta quarta-feira, 31 de maio. As celebrações em preparação ao Dia Festivo seguem até o dia 12 de junho, segunda-feira, sempre às 18h. A reflexão, neste ano, será a partir da figura, simbologia e importância do pão. A comunidade poderá acompanhar as missas presencialmente, pelas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram) da Paróquia Santo Antônio, bem como pelas rádios e televisões parceiras.

Serão convidadas, a cada noite da Trezena, comunidades, grupos e pastorais da Paróquia Santo Antônio. As comunidades receberam, como presente dos festeiros, um estandarte com a imagem do seu padroeiro. Estes símbolos irão acompanhar a procissão de entrada das Missas, como forma de representar a unidade da paróquia na diversidade de dons e serviços.

A 145ª Festa de Santo Antônio traz como lema: “Pelas mãos de Santo Antônio partilhamos o pão da paz”. A inspiração surgiu a partir da temática da Campanha da Fraternidade 2023, que impulsionou toda a Igreja Católica no Brasil a refletir sobre o tema “Fraternidade e Fome”, com o lema bíblico “Dai-lhes vós mesmos de comer”, do Evangelho segundo Mateus, capítulo 14, versículo 16. O ponto alto da Campanha da Fraternidade foi ao longo da Quaresma.

O pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, recorda a importância deste itinerário de fé inspirado na sabedoria e no amor com que Santo Antônio falava e escutava. “Santo Antônio continua marcando nossa vida. Para nos ajudar na preparação para celebrarmos com alegria e júbilo a devoção ao nosso Padroeiro, a partir do dia 31 de maio, teremos a Trezena, às 18h. Serão convidados sacerdotes, religiosos, religiosas e as nossas comunidades, com seus estandartes, para refletir sobre a temática da nossa festa, de partilhar o pão, a paz, os dons, o tempo e o cuidado”, explica.

Programação da semana

31 de maio – Quarta-feira – Festa da visitação de Nossa Senhora
Tema: O Pão nosso de cada dia à mesa
Reflexão: Alimento, Familiaridade, Dignidade, Partilha E Fraternidade

1 de junho – Quinta-feira
Tema: O pão nosso de cada dia na mesa do altar
Reflexão: A força da espiritualidade está extraída da autêntica eucaristia, corpo e sangue de Jesus

2 de junho – Sexta-feira
Tema: O pão nosso de cada dia é a fome do irmão
Reflexão: O desperdício de alguns e a fome de tantos outros, carências, humilhações, Inverdades e insegurança alimentar

3 de junho – Sábado – I vésperas da solenidade da Santíssima Trindade
Tema: O pão nosso de cada dia e unidade cristã
Reflexão: Partindo de um grão a espiga multiplica os grãos e os une para que não se dispersem. E a igreja, mãe e mestra sustenta esta unidade

4 de junho – Domingo – solenidade da Santíssima Trindade
Tema: O pão nosso de cada dia na sala de aula
Reflexão: Também o saber é partilhado, havendo mestres e discípulos para que novos mestres se formam

Foto: Felipe Padilha